terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O que se escrevia por Alvalade em 2011 sobre JEB...

"...
Tenho para mim que a resposta há muito é por demais clara e que o verdadeiro “coveiro” do Sporting Clube de Portugal não é nenhum dos infelizes Presidentes que temos tido nos últimos longos anos de agonia Roquettista. O verdadeiro “coveiro” do Sporting está onde menos se esperava e dá pelo nome de SÓCIO. Foram e são os sócios do Sporting Clube de Portugal, grupo no qual orgulhosamente me incluo, apesar do diagnóstico auto crítico que agora faço, os grandes e últimos responsáveis pelo estado a que chegou o seu clube.
Fomos nós que abraçamos um projecto Roquette que pela sua megalomania deveria fazer suspeitar o maior desconhecedor dos mais elementares fundamentos da gestão de sociedades desportivas.
Fomos nós que permitimos consecutivas falhas às promessas feitas, condescendendo em cooptações e aclamações de uma monarquia medíocre e destrutiva.
Fomos nós que sancionámos positivamente negócios ruinosos que iam despojando o Sporting do património que durante muitas décadas foi sendo reunido em nome do Sporting Clube de Portugal.
Fomos nós que aceitámos com complacência a implementação de políticas desportivas no mínimo ruinosas e provavelmente cleptómanas que abandalharam desportivamente o nosso Clube.
Fomos nós que, em pelo menos dois momentos, recusamos mudar de rumo, assustados com mitos que apenas no universo Sportinguista parecem colher, construídos em redor do dogma monárquico e iluminista de que apenas certos homens nos pode governar (pelos vistos pior do que qualquer outro).
Fomos muitos de nós que fomos virando costas ao Sporting Clube de Portugal, abandonando a filiação, nem sempre por motivos financeiros, em vez de olharemos de frente o dever de resolver as consequências dos nossos erros, reduzindo cada vez mais a democracia leonina nos momentos de decisão a algumas centenas de indefectíveis inconformados perdidos no meio de uns milhares que parecem aceitar com naturalidade (ou em negação) as consequências da cova que cavaram ao clube do seu coração.
Fomos por tudo isto nós os grandes responsáveis pela situação em que hoje se encontra o nosso clube, mais do que Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco, José Eduardo Bettencourt e suas entourages."
Quem escreveu isto? Pedro Cunha Ferreira, Membro do atual CD. Em Janeiro de 2011. O artigo pode ser lido na íntrega neste link.

0 comentários: