sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Resolução dos problemas financeiros ou do futebol?

O meu comentário a um interessante post no Centúria Leonina

http://www.centurialeonina.com/2009/08/aceitar-realidade.html

"Caro JPS,

concordo com o essencial do teu post. Principalmente a forma como analisas a aposta na formação.

Mas também acho que para se resolver os problemas financeiros será necessário que a principal alavanca económica do SCP funcione como deve ser: o futebol.
E isso não está a acontecer. As receitas “core” dependem essencialmente do espectáculo que o clube proporciona. Sem ele não há liga dos campeões, as vendas de lugares e de bilhetes são cada vez menores, as receitas de publicidade diminuem, as negociações com a TV (se é que existem) serão mais difíceis, vendem-se menos camisolas, etc. Já nem falo da valorização do plantel e de potenciais vendas.

Isto tudo ganha peso e importância quando o “não core” é simplesmente miserável. Centros comerciais, ginásios, estacionamentos, bombas de gasolina, terrenos, etc. foram tão mal geridos que a solução foi vender. E também aqui não entro nos assuntos das modalidades amadoras e respectivo pavilhão nem no assunto dos terrenos do antigo estádio (um descampado desde 2002 ou 2003).

Estamos a pagar por uma gestão incompetente que dura há praticamente 10 anos (período onde ainda se inclui o gigantesco desvio da construção do estádio). Para sair desta situação é fundamental ter o “core” do clube a ter os desempenhos mínimos, que para mim é tão simplesmente - proporcionar bom futebol, que os sócios e adeptos gostem de ver.

E agora estamos confrontados com esse grave problema que é : nem isso termos.

Pelo contrário. O nosso futebol anda entre o inaceitável e o fraquinho. Os que votaram JEB e gostam do PB dizem que o plantel não tem valor e que era preciso reforços. Eu acho sinceramente que o plantel tem valor para fazer muito mais. O aproveitamento do potencial dos jogadores é claramente negativo. Apenas o Veloso está a jogar a um nível bom. As falhas nos aspectos técnicos são várias: podia falar dos pénaltis falhados, cantos sempre mal marcados, um avançado que só faz diagonais do meio para os cantos, pontapés para a frente e normalmente para fora, golos mal sofridos, jogadores com peso a mais, lesões mal debeladas, etc..

Concluindo, acho que o primeiro objectivo terá que ser necessariamente por a equipa a jogar melhor. E para isso, sou da opinião que teremos de ter uma nova equipa técnica."

1 comentários:

Virgílio disse...

Miguel:

Diagóstico correcto, cura (despedir a equipe técnica) talvez insuficiente... Mas é o começo!

Abraço.