segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Branco mais branco não há...

Mais interessante que a actuação do Sr. Gomes (não, felizmente não é meu primo) no Dragão tem sido tudo o que se tem passado a seguir. Desde as previsões de pesados castigos para Paulo Bento (a coragem tem um preço) até às afirmações daquele sujeito que levou o colo o Benfica até ao seu unico campeonato nacional nos ultimos 15 anos e que agora voltou às suas funções de tarefeiro na APAF (para quando uma grevezita aos jogos do Sporting, amigo Guilherme?) temos visto de tudo...

O mais interessante para mim têm sido as afirmações "politicamente correctas" que fui ouvindo e lendo hoje nos media. Foram uns errozinhos do arbitro que obviamente estava bem intencionado mas, coitado, teve um dia mau e estava nervoso por causa da nomeação. Além disso, isso nem teve importancia nenhuma para o resultado porque foram só uns amarelos trocados e nem houve penalties polémicos e muito menos golos em fora de jogo... Obviamente que toda a gente percebe que o jogo teria sido mais facil para o FCP se jogasse 60 minutos com 10 contra 11 e não tivesse sido o Sporting a jogar 40 com esses mesmos 10 contra 11...Pormenores sem importancia...

Mais interessante que isso é esse pormenor sem importancia de as regras serem iguais para todos, mas prevalecer sobre elas a interpretação do arbitro. Exemplo: na segunda jornada perante 3 mãos identicas na área, 2 dão penalty e expulsão, a terceira não dá nada. Porquê? Bom, foi o critério do(s) arbitro(s)! Que obviamente acertaram sempre porque...foi o critério do arbitro. Outro exemplo: o penalty de Leiria, que foi o critério do arbitro. Se não marcasse...tinha acertado...porque era o critério do arbitro e aceita-se a decisão!

O sr. Gomes deu um cartão amarelo ao Polga por uma falta banal no outro meio campo? Acertou porque...foi o critério do arbitro! Não o deu o segundo ao Fucile que se fartou de fazer faltas e fez uma no limite lateral da área com um agarrão claro? Aceita-se a decisão porque...foi o critério do arbitro!

Expulsou o Veloso e o Polga e não expulsou o Raul Meireles (isto é que este homem tem sorte! Já há 2 anos se safou do mesmo à meia hora de jogo, com o Proença, em Alvalade, também graças ao c.d.a...rapazinho sortudo...) porque...exacto, acertaram...aceita-se o critério do arbitro... Isto apesar da falta do Meireles ser merecedora de aparecer nos cursos da FIFA como a tipica falta que merece amarelo!

Ouvimos os rapazinhos dos jornais e da TV discutir os citérios apertados ou largos dos arbitros e não podemos deixar de pensar na coincidencia de esses critérios mudarem de jogo para jogo, com o mesmo arbitro, ou mesmo de mudarem durante o mesmo jogo. Por exemplo, no Dragão, o citério do minuto 30 era diferente do do minuto 52!
Já na Luz, o critério era mais apertado e aos 26 minutos, o Leixões já jogava com 10.

Provavelmente o arbitro da Luz também vai mudar o critério num proximo jogo, mude o contexto...

Portanto, já sabem, quando forem á bola, não protestem, seus fanaticos irracionais. Voces não percebem é nada desta subtileza do jornalismo desportivo de interpretação do...critério do arbitro! E siga a banda!

Branco mais branco não há!

4 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Mais uma vez JG, Excelente, e isto por qualquer critério.
SL

8 disse...

Este post é exactamente a melhor explicação para a vigarice que é hoje o futebol. Tanto a nível nacional como mundial.Porquê a introdução de mais 2 árbitros em vez de se passar a usar tecnologias de vanguarda? Porque isso seria perigoso, poderia alterar alguns resultados mais convenientes, além de retirar muita capacidade dos sistemas resolverem os jogos.

É neste submundo que os Platini, e quejandos, se governam, comprando e vendendo jogos fazendo os resultados que bem interessam. Tal como na nossa aldeia aparecem os Vitor Pereira, os Benquerença, e associados, transportados ao colo pelos JM Delgados, Manhas, e Cª.

Lembram-se do árbitro do Alemanha - Portugal que deu o 2º amarelo ao cigano da Damaia, quando este estava a ser substituído? Só por acaso é esse senhor que actualmente é o presidente dos árbitros da UEFA.

A classe dos árbitros é uma associação de vigaristas, onde só se consegue subir à custa do compadrio, e mesmo chegando ao topo se não se fazem as vontades ao patrões, só se pára nas divisões inferiores.

Como o amor aos nossos clubes é muito forte, este máfia vai sobrevivendo e enriquecendo gozando com a nossa cara.

Isto apenas se conseguirá ir atenuando, agindo à moda do FCP: cacetada (física) neles.

LMGM disse...

Só para dizer que felizmente também não é meu primo porque também sou Gomes.

Sobre o tema subscrevo, aprendi isso com os meus 13 anos... ensinou-me ou velho sábio ou sabido.

jvl disse...

Pois é JG, o critério do árbitro tem muito o que se lhe diga. Até pelo árbitro que o coloca em prática, mudando de jogo para jogo e/ou durante o mesmo jogo.

Basta ver no tribunal d'O Jogo: aceito o critério do árbitro. Então não se havia de aceitar?

Colocar + 2 ladrões em campo, não ajuda em absolutamente nada. Para quando o uso de tecnologia? Se calhar não porque desvirtua o jogo. Já decisões erradas, são o mote para "o futebol é isto". O problema é que muitas vezes, é uma merda.