quarta-feira, 2 de setembro de 2009



Sabendo que Portugal tem de vencer os dois jogos que se avizinham, parti para um exercício para tentar entender o impacto dessas duas vitórias ou, caso não ocorram, se estamos mesmo de fora do Mundial 2010.

Os jogos que faltam (10 jogos) dividi em dois grupos:
- os de resultado previsível : Malta - Suécia (vit. da Suécia), Albânia - Dinamarca (vit. da Dinamarca), Portugal - Hungria (vit. de Portugal), Suécia - Albânia (vit. da Suécia) e Portugal - Malta (vit. de Portugal)

Com estes resultados a classificação fica:
Dinamarca 19
Portugal 15
Suécia 15
Hungria 13
Albânia 6
Malta 1

- os de resultado não previsível (qualquer resultado pode acontecer):
Dinamarca - Portugal
Hungria - Suécia
Hungria - Portugal
Dinamarca - Suécia
Dinamarca - Hungria

Conclusões:

- Se perdermos no sábado, a Dinamarca garante o 1º lugar isolada (entrada directa no Mundial 2010). Portugal fica com 21% de hipóteses de chegar ao 2ºlugar (sozinho ou empatado). Ficamos obrigados a não perder o jogo na Hungria. Mesmo que Portugal vença esse jogo, só ficamos em 2º lugar em 56% das combinações dos restantes 3 jogos.

- Se empatarmos no sábado, perdemos qualquer hipótese de chegar ao 1º lugar do grupo. A Dinamarca garante no mínimo o 2º lugar do grupo. Portugal fica com 37% de hipóteses de chegar ao 2ºlugar (sozinho ou empatado). Continuamos obrigados a não perder na Hungria. Se vencermos na Hungria, ficamos com 93% de hipóteses de ficar em 2º lugar (isolados ou empatados). Nesse caso, garantimos o 2º lugar se a Suécia não vencer na Hungria.

- Se vencermos no sábado, ficamos com 57% de hipótese de ficar em 2º lugar e 12% de vencer o grupo. Só em 31% das combinações seremos eliminados. Com esta vitória poderemos até perder na Hungria. Em caso de vitória na Hungria garantimos no mínimo o apuramento no 2º lugar. Se empatarmos na Hungria, ficamos com 85% de hipóteses de ficar em 2º lugar (isolados ou empatados). Se perdemos na Hungria, só teremos 22% de combinações possíveis para chegar ao playoff.

- Tendo em conta as 273 combinações possíveis para os cinco jogos acima, Portugal tem hipóteses de chegar ao 2º lugar (isolado ou empatado) em 103 dessas combinações. Os resultados que eliminam mais possibilidades de apuramento são:
- a derrota de Portugal na Hungria (sobram 2% de hipóteses)
- a derrota de Portugal na Dinamarca (sobram 6% de hipóteses)

- Nos restantes 3 jogos sem Portugal, ficamos com mais possibilidades de apuramento se:
- Hungria empatar com a Suécia
- Dinamarca ganhar à Suécia
- Dinamarca ganhar com a Hungria

Concluindo, relembro que todas estas hipóteses pressupõem as vitórias dos jogos em casa (Hungria e Malta) e que nos casos de empate em 2º lugar haverá lugar a desempate. Lembro ainda que o pior 2º lugar dos nove grupos é automaticamente eliminado, facto esse que não levei em consideração no cálculo das percentagens.

0 comentários: