terça-feira, 1 de março de 2011

Há coisas que não devem ser esquecidas...

Estando nós mergulhados na crise financeira em que estamos (Clube e País) há coisas que não devem ser esquecidas. Porque nos doem. E porque, nós contribuintes as pagamos...Transcrevo abaixo noticia do IOL Digital de 29-11-2002, que sendo antiga, não deve ser nunca esquecida!



A Direcção-Geral dos Impostos passou ao Benfica uma certidão atestando que o clube tinha as suas dívidas regularizadas, permitindo-lhe receber dinheiro do erário público para construir o estádio da Luz, revela hoje o Diário de Notícias.

O jornal baseia-se num «documento confidencial do 12º Serviço de Finanças de Lisboa», que refere que essa certidão, bem como outras passadas a outros contribuintes, foram emitidas ao abrigo de um despacho da secretaria de Estado de Assuntos Fiscais de 1997.

Contudo só agora é que o clube vai regularizar as suas contas.

Perdão fiscal limpa dívidas do Benfica

Por sua vez, o Semanário Económico noticia hoje que o Benfica vai poupar os cerca de 2,5 milhões de euros de juros de mora e compensatórios que devia ao fisco ao aderir ao perdão fiscal proposto pela ministra das Finanças.

A directora financeira do clube confirmou ao jornal que o clube se está a preparar para apresentar nas Finanças o requerimento para o perdão fiscal e admite que o valor dos juros de mora e compensatórios esteja próximo dos 2,5 milhões de euros, embora esse valor ainda não esteja totalmente apurado.

A ministra das Finanças anunciou há cerca de um mês um processo de regularização excepcional de dívidas ao fisco, válido até ao final do ano.

No âmbito deste processo, os contribuintes que já pagaram as suas dívidas e ainda não liquidaram os juros ficam isentos de tal obrigação, sendo nesta situação em que o Benfica se encontra, que agora recupera as acções da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) dadas como garantia.

Esta solução que o Benfica encontrou para saldar as suas dívidas vem pôr termo a uma novela que chegou a obrigar à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, depois da ministra das Finanças ter aceite como garantia acções que o clube detém na SAD benfiquista.

0 comentários: