segunda-feira, 28 de julho de 2008

Custa ouvir

Hoje no jornal Record, o antigo jogador e capitão do Sporting, Manuel Fernandes, comenta as declarações proferidas pelo João Moutinho depois do jogo de Sábado.

A certo ponto refere que "Aceito que o João queira ganhar o máximo de dinheiro, mas como sportinguista e antigo capitão custa-me ouvir estas palavras."

Imaginem agora o que estas palavras fazem sentir por exemplo, aqueles que todos os fins de semana seguem o nosso clube, e que para isso, fazem um esforço financeiro assinalável. Muitos têm de abdicar de muito para poderem ver o Sporting e jogadores como o Moutinho.

Imaginem ainda, o que diz um pai a um filho que tinha no nosso capitão um dos seus maiores ídolos. Como se explica a uma criança que de repente o JM quer ir embora do Sporting? Há alguma forma? O que ficará ela a pensar?

Será que estes jogadores do nosso tempo perdem algum tempo a reflectir sobre isso? Será que perdem um pouco do seu tempo a pensar que a imagem que passam para o público é de alguém ganancioso que não está satisfeito por ganhar um milhão de euros por ano?

E a gratidão? Falo daquela que deve haver, não perante os administradores ou por aqueles que dão a cara, mas sim perante o clube no seu todo. Pelas dezenas de milhar de sócios! Pelos 2 ou 3 milhões de adeptos? Pelos que trabalharam afincadamente para dar todas as condições ao JM para que pudesse ser o jogador que hoje é.

E no final, passadas 24 horas das polémicas declarações, vemos na TV um João Moutinho sentado no banco, como se nada tivesse acontecido. Conversava, ria-se e festejava os golos normalmente. Ainda posou na foto junto dos colegas. E os problemas pessoais? E a destabilização que lançou no grupo? E a tristeza que proporcionou a todos?

Hoje em dia cada vez menos percebo o mundo do futebol. No final não passa tudo de uma réplica da sociedade que temos, onde os defeitos humanos vêm facilmente ao de cima. E quanto mais dinheiro há, pior...

4 comentários:

Visconde disse...

Parece-me que o Sporting não deve ceder, não podem ser os jogadores a mandar no futuro do clube, têem de respeitar o emblema e ser sim o clube a decidir o futuro deles quando lhe for mais conveniente.
O que Moutinho fez foi uma enorme desilusão, revelou enorme falta de ambição, perdeu o estatuto que tinha, perdeu as hipoteses de um lugar de destaque na história centenária do Spoting e perdeu a braçadeira de capitão, só pode ser dessa forma. Polga e Caneira tratam do assunto...

SL

Virgílio disse...

Carissimo Miguel,

A expressão mais correcta é só uma: DESILUSÃO! Daquelas inversamente proporcionais ao fisico? ao caracter? que JM demonstrou com esta atitude, ou seja muito, para ser coerente com uma certa terminologia, Baixinho...

Olho pró Moutinho e já só noto nele sorrisos cinicos e falsos...

Se ficar tirem-lhe a braçadeira s.f.f. É o minino que se exige como demonstração de respeito pelo clube e pelo Sportinguismo de sócios e adeptos!

SL!

Anónimo disse...

CALMA!!!

Também para mim foi uma grande desilusão. Mas não nos pudemos esquecer que o mundo dá muitas voltas e que JM tem ainda 4 ou 5 anos de contrato com o Sporting.

Não vamos hostilizar demasiado um jogador que ainda é um importante activo da SAD.
Não lhe pudemos dar mais razões para “justificar” a saída. Gostei ontem da reacção do CD da SAD. Ao menos uma vez confiemos em FSF e Cª.

Saudações Leoninas

JG disse...

A Lua não chega a esta gente! Querem mais e mais e mais! É caso para dizer "Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada"!

Que valor têm os afectos no mundo de hoje? O dinheiro pode comprar tudo?

É normal que as pessoas queiram ganhar mais, todos andamos ao mesmo! Mas isso não pode justificar tudo e a honra e o respeito pelos compromissos assumidos deviam valer um pouco mais...E afinal, Moutinho deve tudo o que é ao Sporting e foi sempre acarinhado por gente que, como o Miguel disse, às vezes faz um sacrificio financeiro brutal...

A face mais negra de tudo isto é o papel dos empresários dos jogadores de futebol, autenticas sansessugas dos tempos modernos! Mas a ganancia do empresario não desculpa a falta de caracter de Moutinho!

Neste momento, o Sporting fica num dilemna. Apesar de concordar com as sabias palavras do caro 8, acho que dificilmente Moutinho vai ter ambiente a partir de agora para jogar no clube! Ninguém vai perdoar a mais pequena falha dentro do campo e os assobios vão chover! Com esta atitude, JM fragilizou a sua posição no Sporting! Deliberadamente! Para forçar a saída! E retirando margem de manobra ao clube para a negociação dos valores da saída!

Miseravel atitude!