terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A auditoria

O movimento Leão de Verdade retirou a sua proposta de realização de uma AG destinada a propor uma auditoria ao Grupo Sporting! Apesar de não concordar com estra posição, tenho de a aceitar, atentos todos os factos que ocorreram nos ultimos dias e nos ultimos 7 meses e as justificações dadas no comunicado do Movimento.

Penso no entanto que se deve continuar a batalhar por este objectivo. Que nos deve unir a todos. Uma das propostas que eu espero ver no manifesto eleitoral do candidadto em que vier a votar é exactamente esta.

A auditoria deve ser sentida como necessária pelos proprios orgãos directivos e não ser imposta de fora pelos sócios. Espero ainda que a próxima Direcção tenha a sensibilidade suficiente para escutar a Voz dos Socios e para ser totalmente transparente, posições estas que nunca detectei na Direcção de Soares Franco, a respeito desta matéria, como de outras.

De qualquer modo, uma coisa me anima neste momento. Esta questão da auditoria foi demonizada, provavelmente porque foi levantada por sectores ligados á "oposição". No entanto, muita gente que até aqui se opunha à auditoria por a ver como algo contra Soares Franco, começa a perceber agora que a auditoria de que o Sporting carece não é nada disso! Não é contra ninguém! Não o deve ser! É muito bom que as pessoas comecem a ter esta percepção.

Só podemos construír o nosso futuro conhecendo todos os erros do passado e fazendo as pazes com esse passado. Temos que saber exactamente o que foi este clube nos ultimos 15 anos. E digo 15 anos porque duvido que uma auditoria consiga ir além disto. Não haverá provavelmente histórico suficiente para auditar mais atrás.

Que fique na cabeça de todos que uma auditoria não é uma inspecção. Não se deve destinar a encontrar culpados, embora também o possa fazer. É bom que as pessoas percebam isso! Detecta factos, tira conclusões, ajuda a perceber o que correu mal e dá também pistas sobre o modelo organizacional do Sporting e sobre a competência dos seus quadros.

Todos nós devíamos querer, exigir a auditoria!

1 comentários:

Leão Transmontano disse...

Muito sinceramente também me parece que esta questão da auditoria é de toda a importância. Penso até que a primeira medida que os novos órgãos eleitos deveriam tomar, era solicitar essa auditoria. Não para apontarem o dedo a ninguém, mas para se salvaguardarem e saberem ao certo com aquilo que contam...