quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Redução do passivo ou venda da SAD?

Um anónimo deixou um comentário a um post nosso, aqui no Rugido, com um link para um forum de adeptos benfiquistas. Os extensos comentários nesse forum encerram em si alguns comentários muito pertinentes sobre o nosso clube, os quais me fizeram reflectir um pouco sobre os VMOC's.

A redução do Passivo tantas vezes publicitada pelo nosso presidente assenta em parte (cerca de 60 milhões de euros) pela emissão destes VMOC's. Esta sigla que significa Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis diz tudo.
São emitidas obrigações no valor de 60 milhões de euros, que ao fim de 5 anos são transformados em acções. No fundo é um aumento de capital a prazo.

A consequência disto (aquilo que me fez votar contra esta proposta na polémica AG do ano passado) é a redução da participação do clube na SAD.

Quem ganha? Os novos accionistas, que ganham peso na estrutura accionista da SAD.
Quem perde? Os actuais accionistas. O principal é o clube, leia-se, sócios do Sporting. Detinham 60% de um capital de 42 milhões de euros, ou seja 25,2 milhões de euros. Na nova situação irão deter 25,2 milhões de euros de um total de 102 milhões de euros (após a conversão dos VMOC's em acções) o que corresponde a menos de 25%.

Resta então a discussão de que poderes são mantidos pelo clube através das polémicas acções de categoria A. Mas faz-me muita confusão ver diversos agentes do desporto cheios de interesse nas acções da Sporting SAD.

2 comentários:

JG disse...

Subscrevo este post. Fica á consciência de cada um, antes de votar, pensar o que quer que seja o Sporting do futuro!

Mais, O VOTO DEVE SER CONSCIENTE e deve abstrair-se de todas as chantagens e visões negras que virão antes da AG que vai decidir esta questão.

Não é por acaso que esta visão idílica da redução do passivo e renegocição com a banca aparece nesta altura e quase como uma espécie de espada sobre as nossas cabeças! Parece que quem recusa o Sporting que nos querem vender e a negação dos ideais do fundador é uma espécie de malandro e anti sportinguista!

Antes de votar, pensem no Sporting que querem deixar aos vossos filhos. E pensem se querem que a Olivedesportos mande no futebol do Sporting...

Leão Transmontano disse...

Bom rugido... A análise que faz é pragamática. É precisamente isso que nos pode suceder quando as VMOC forem convertíveis em acções caso o Sporting não consiga angariar essa quantia. Tudo ficará nas mãos dos investidores e isso é muito preocupante.

JG, tal como este rugido, o seu contributo ao meu post no "a norte" é bastante lúcido e elucidativo daquilo que vai estar em cima da mesa.

O voto deve ser consciente, não tenha dúvida.