domingo, 25 de janeiro de 2009

Entre o Céu e o Inferno!

Mais interessante que falar do jogo de ontem na Choupana, até porque outros já o fizeram em abundancia, pareceu-me ser abordar a tendencia bipolar que se sente há muitos anos no Sporting!

Aparecem 2 ou 3 êxitos seguidos e já somos os maiores do mundo, absolutamente imparaveis. Aparece a seguir um fracasso e de repente já estamos no fundo do poço e não vamos a lado nenhum.

Quando muito se fala no aspecto psicologico para explicar o falhanço neste momento de assalto á liderança, pareceu-me importante realçar esta nossa atitude de há muitos anos.

Tudo isto para dizer que o empate de ontem não me pareceu dramático. Cometeram-se alguns erros principalmente a defender (ai, Grimmi...), o jogo atacante foi intermitente, mas paradoxalmente foi dos jogos do Sporting este ano que me deu mais prazer ver. A espaços houve jogadas de futebol bonito, tivemos bastantes oportunidades de golo, existiu um adversario com valor que fez pelo jogo...Acrescento ainda que foi um jogo de futebol, na minha opinião, claramente acima da média qualitativa do que se costuma ver em Portugal!

Meus amigos, o Nacional também jogou! Muito bem, na minha opinião! E desta vez não teve um defesa idiota a meter mão á bola ao minuto 90, dentro da área!

Portanto...calma, minha gente. Não eramos os maiores do mundo ontem, mas não deixamos de ser serios candidatos ao título hoje!

Uma palavra para as arbitragens da Choupana e de Braga! VERGONHA! No caso da Choupana, Nené, o rei do circo, fez tudo o que pode para ver 4 ou 5 amarelos por simulações e ainda conseguiu um penalty anedótico. Em Braga, foi o que todos viram. Eu não acho que os arbitros expliquem tudo e até acho que no Sporting se fala demais de arbitros. Compreendo também que o arbitro é um ser humano que tem direito ao erro, mas...bolas...começa a ser demais...e são sempre os mesmos...o palhaço ex-APAF grevista de Braga provoca arrepios a qualquer pessoa decente!

Uma pergunta: quem estava á frente do campeonato se os fiscais de linha da Choupana e de Braga têm visto ao contrário, um vendo o off side de Hulk, o outro ignorando o de Liedson (menos flagrante, apesar de claramente existir)? Ah, pois é...

10 comentários:

jvl disse...

"Meus amigos, o Nacional também jogou! Muito bem, na minha opinião! E desta vez não teve um defesa idiota a meter mão á bola ao minuto 90, dentro da área!"

Bem observado. Esta tendência para desprezar o adversário - também notada na Selecção - já apareceu este ano várias vezes.
O jogo era difícil, o Nacional está a fazer um bom campeonato e jogávamos fora.
Somos candidatos a ganhar qualquer jogo? Certo mas também há que dar mérito quando é justo. E ontem, o Nacional bateu-se bem.

Preferiria obviamente estar em 1º mas continuamos a depender apenas de nós para alcançar o título. Quanto às arbitragens, o último post do "A Norte de Alvalade" - passe a pub - diz tudo. Quando não são os azuis a beneficiar, são os vermelhos.

É por isso que se formos campeões este ano, me dará um gozo extra!

SL

Leão de Alvalade disse...

Caro JG:
Longe de achar dramático o empate de ontem preocupa-me porém que a equipa não ganhe quando o tem que fazer. Não existem muitas oportunidades como a desta jornada e convém aproveitá-las.

Se interpreto bem a maioria dos Sportinguistas o que ficou de ontem foi, além da frustração pelo resultado, foi uma manifesta incapacidade para dar a volta às dificuldades que o Nacional nos soube criar. E sendo os insulares uma boa equipa e bem orientada não são, não deveriam ser, tão dificeis de contornar. O mais preocupante não foi o resultado mas essa notória incapacidade.

JG disse...

Caro LdA,

É verdade que essa incapacidade de certa maneira existiu nalgumas fases do jogo. Também é verdade que jogamos por impulso. Mas mesmo assim podíamos ter perfeitamente ganho o jogo e até jogamos um futebol interessante a espaços.

O problema continua a ser a atitude da equipa, amorfa vezes demais, porque a qualidade do jogo até tem melhorado na minha opinião.

E o outro problema é a escassez de soluções no meio campo.Faltou Vuk e mesmo tendo entrado bem, Pereirinha não é o mesmo...Alias, cada vez mais me parece que, como postado a Norte, Vuk e Liedson fariam de facto uma dupla temivel no ataque. O problema é que cada vez me parece mais claro também que não podemos abdicar de Vuk no meio! Sendo assim, confesso que a minha dupla favorita é Liedson-Derlei!

E gostava de ver Tonel voltar ao onze. Para mim, é o melhor central do Sporting e faz muita falta. A defender e nas bolas paradas no ataque.

jvl disse...

JG,

Quem retirarias para a entrada do Tonel? É realmente importante nas bolas paradas mas a dupla actual não deve nada à dupla Polga-Tonel.
Por outro lado fico contente por passarmos a ter a possibilidade de fazer uma dupla sem o Polga. Não porque não goste dele, para mim é o melhor central do SCP, mas sim porque a confiança continuará em alta.

JG disse...

jvl,

Eu acho que o Carriço é um bom central, mas por ora prefiro o Tonel, até pela experiencia que tem.

Carriço é um excelente jogador, mas ainda está em progressão e por agora prefiro ve-lo como uma excelente alternativa a Tonel ou a Polga!

Visconde disse...

Apesar de não ser o resultado esperado, continuamos a depender só de nós (e das forças "externas").
Concordo que o Sporting se ressentiu das "ausências" de Izmailov e Liedson e do abandono precoce de Vuk, mas mesmo assim teve ocasiões suficientes para vencer a partida. Falta eficácia à equipa nos jogos a doer e falta Pereirinha a lateral direito, maior profundidade e criatividade garantidas.
A próxima jornada pode trazer novidades, vamos acreditar.

SL

Visconde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leão Transmontano disse...

A equipa esteve longe do que nos vinha habituando. O losango esteve no seu pior. laterais desastrados, Rocemback lento e a passar ao lado do jogo, criativos desinspirados e não houve Liedson. as não há dramas. Há que acreditar nesta equipa.

SL

JG disse...

Esta fase da época é decisiva. Vai-se jogar tudo nestes próximos 7 jogos (Trofa, Braga em casa, Belem, Benfica em casa, Porto, Bayern em casa e Munique).

E temos que ter na nossa cabeça que tudo pode acontecer, até porque esta equipa não tem sido propriamente um pendulo.

Vamos esperar ter Liedson, Vuk, Izamailov e Moutinho ao seu melhor nível, o Veloso dos dias sim e uma dupla de centrais (qualquer dos 3 jogadores pode compo-la) ao seu nível! Se assim for, mesmo com as suas fragilidades, esta equipa pode fazer coisas interessantes!

E temos que saber passar por cima das derrotas quando e se elas acontecerem, porque os campeões também perdem e as contas só se fazem no fim!

Ainda vão haver mais jogos maus certamente, mas o que interessa é o desempenho final e na hora em que as coisas correrem menos bem temos de saber relativizar as coisas e não fazer dramas!

Vai, Sporting!

planetaportugal disse...

Caros Amigos

O Sporting PlanetaPortugal vêm convidar-vos, a todos, para participarem numa nova funcionalidade que acabamos de inaugurar.
Criámos várias Colunas Temáticas no nosso Portal onde todos os sportinguistas podem inscrever os seus artigos podendo usar como recurso,além de texto, imagens e video.
Para inserirem os vossos artigos deverão clicar em "Publica aqui o teu artigo que está do lado direito em http://sporting.planetaportugal.com
Para tal basta registarem-se no nosso portal para terem acesso à consola e têm à disposição as seguintes colunas:

O Aselha de Ouro:
Uma coluna que pretende investigar e dar a conhecer aqueles que foram, os jogadores "flop" do Sporting Clube de Portugal.

O Olheiro:
Esta coluna pretende tornar cada um de vós num Olheiro espalhado pelo mundo que ajudem a encontrar jogadores válidos para o nosso Clube. O Sporting Clube de Portugal irá receber os vossos textos.

Táctica de Bancada:
Aqui poderão colocar os vossos artigos que abordem toda a parte técnica , desde a táctica utilizada pelo nosso treinador, aos métodos de treino, motivação psicológica, desenvolvimento técnico.

Faz-me Rir:
Não podíamos deixar de ter um apontamento justo de Humor. Assim o convite que vos é feito, passa por publicar textos, imagens ou vídeos que espalhem a boa disposição por quem os vai lêr.

O Homem da Nota:
"O Homem da Nota" pretende ser a coluna onde abordaremos todos os aspectos financeiros do Clube. Desde Orçamentos, políticas económicas do clube, passivo etc.

Eu não cabia em mais lado nenhum:
Para generalizar este espaço pretende ser completamente Off-Topic podendo o nosso membro escrever aqui um artigo sobre a formação no nosso clube, outros desportos, arbitragens etc ou podendo mesmo sair do domínio do futebol e podendo falar da crise que assola o mundo inteiro ou aquilo que bem se lembrarem

Estado de Alma:
A Coluna onde o Sportinguista expressa o seu estado emocional relativamente ao Sporting a cada momento do nosso percurso do campeonato.

Sportingciclopédia:
Este espaço está destinado a criar artigos Históricos sobre o nosso Sporting ou jogadores do nosso Clube.

As regras são simples:


1 º - Deverá sempre ser o autor do texto a fazer a publicação do mesmo.

2 º - Se for proprietário de um Blog e quiser publicar aqui um texto que já tenha publicado no seu blog, pode fazê-lo desde que seja o autor do mesmo. Neste caso poderá se quiser colocar no fim do texto um link do seu blog informando que o mesmo texto já foi lá publicado também.

3 º - Todos os artigos são alvo de análise por parte dos moderadores de modo a verificar que os mesmos contém os critérios necessários para serem publicados no nosso Portal.

4 º - Todos os artigos publicados no portal terão um imediato link no Fórum onde poderão ser discutidos em âmbito de Fórum.


Esperamos que apreciem esta nova funcionalidade que é feita para todos vós.

Fica um grande abraço

Sporting PlanetaPortugal