sexta-feira, 10 de abril de 2009

Dias da Cunha e Soares Franco

Para contextualizar melhor o que vou escrever a seguir, gostava de realçar que:

- Na minha opinião, Dias da Cunha foi um péssimo Presidente do Sporting Clube de Portugal;

-Na minha opinião, Dias da Cunha foi sempre um Homem distante e que deixou toda a estrutura à sua volta causar grandes danos ao clube;

- Na minha opinião, Dias da Cunha, como Soares Franco, não respeitou o associativismo, nem os sócios. O melhor exemplo disso foi a mudança do emblema sem qualquer consulta aos associados. Mudou-se o rosto da agremiação, a sua face sagrada, sem se consultar aqueles que são os verdadeiros donos do Sporting.

- Na minha opinião, Dias da Cunha tem feito ultimamente algumas afirmações excessivas e que chocam com o espirito sportinguista de todos nós.

Mas...como em tudo na vida, existem 2 faces para a mesma moeda.

Dias da Cunha tem avisado repetidamente que a situação do Sporting não tem o dramatismo que a era "Franquiana" lhe quiz dar. Quiz explicar porquê na AG do Património e não o deixaram falar. O tratamento dado ao ex-Presidente nessa Assembleia foi um dos episodios mais vergonhosos da vida deste Clube.

Dias da Cunha tem repetidamente tentado um debate com Soares Franco para explicar porque acha que o actual Presidente mente e para dar a sua versão da história. Esse direito nunca lhe foi dado. Aparentemente, Soares Franco teria agora finalmente aceite o repto para um debate na SIC Noticias, mas parece que entretanto mudou de ideas...

Todos os sportinguistas deviam querer saber porque é que o ex-Presidente diz que Soares Franco mente. Essa oportunidade nunca foi dada a Dias da Cunha e com isso quem perde é o Sporting!

Os membros do Conselho Disciplinar e Fiscal que agora atacam o ex-Presidente e a sua gestão aparentemente serão os mesmos que foram eleitos com Dias da Cunha e o acompanharam no seu mandato, nos mesmos cargos que agora ocupam. Porque é que não denunciaram na altura aquilo que vêm agora denunciar?

Para finalizar este post, gostava de lembrar aos mais distraídos que a opção por uma SAD entregue aos accionistas e não ao clube sempre foi defendida convictamente por Soares Franco como a opção que defende para o Clube! O fim do associativismo também era defendida, bem como o fim das amadoras ("não sinto nada quando vejo as amadoras do Sporting jogar"). Desculpem a franqueza, mas parece-me que a crise financeira é uma excelente oportunidade para implementar opções estratégicas que nada têm a ver com a crise, mas sim com um modelo. Que não é o meu...

2 comentários:

JPS disse...

Amigo JG,

Grande verdade quando dizes que Dias da Cunha geriu de forma distante, alheada, e delegou mais do que devia e podia em pessoas de índole duvidosa.

Por esse motivo, assalta-me uma preocupação: será que Dias da Cunha conhecia mesmo o estado do Clube que agora pretende discutir?

Pelo pouco que consegui recolher ao longo dos anos, o Project Finance negociado por Dias da Cunha tinha a virtude de permitir uma amortização razoavelmente rápida do passivo (quando cumprido, o que aparenta não ter sido o caso), mas obrigava o Sporting a gastar anualmente no serviço da dívida algo parecido com o orçamento da equipa de futebol.

Quanto ao resto, tudo de acordo contigo. Ambos representam para mim eras de delapidação do conceito do Associativismo (embora Dias da Cunha o defenda) e do património do Clube. Ambos foram em tempos solidários em termos de gestão. Ambos foram apoiados pelos mesmo Conselheiros Disciplinares e Fiscais que agora, de forma situacionista e oportunista, escolhem o lado da preservação do poder.

Em suma, ambos ficam para a história como homens que deram uma terrível imagem de si na opinião pública e na memória dos Sportinguistas.

JG disse...

Parece que sempre vai haver debate amanhã, na SIC Noticias!

João Fedro, como não tenho formação financeira de base e não conheço os detalhes do Project Finance, tenha mais duvidas que tu que estarás mais dentro destes assuntos!

Gostava essencialmente de saber os porquês de Dias da Cunha achar que o estado do Clube não era assim tão preocupante e gostava de saber mais sobre o trabalho que o consporcio bancário andou a fazer no Sporting no ultimo ano do mandato de Dias da Cunha e a que conclusões se chjegou. Aparentemente existiria um plano de viabilidade aprovado pelos bancos...

Tudo isto são coisas que eu gostava de ver aclaradas. Neste momento não digo que o A tem mais razão que o B. Quero acima de tudo ouvir os argumentos de um e outro lado!