sábado, 18 de abril de 2009

O que interessa é ganhar... seja com quem for

Ontem pela 1 da manhã souberam-se os resultados da votação. 70 % dos sócios presentes (correspondentes a 73% do número de votos) votaram a favor da proposta do CD.

Apesar de não ser o suficiente para fazer passar a proposta, o CD sai vencedor, partindo para as próximas semanas com a ideia que conseguirá fazer aprovar o seu plano de reestruturação financeira.

Serão 2 ou 3 semanas de mais debate. Muito iremos falar de VMOC's, do estádio e da academia, das % de participação na SAD, etc.

Para mim está claro que se isto acontecer, o SCP irá ser dentro de 5 anos um clube detentor apenas de 20% da SAD, ficando apenas com o poder que as acções de classe A lhe conferem (grandes decisões estratégicas). Quem irá gerir o dia-a-dia da SAD (plantel e equipa técnica, estádio, academia, etc.) será quem tiver dinheiro para investir, seja ele do SCP ou não. Alguém que certamente será movido por outra coisa que não a paixão pelo clube.

Os sócios, por esta altura, já deviam ter entendido isto e por isso começo a acreditar, para muita pena minha, que é isso que querem.

Não sendo tão grave como no FCP, começa a parecer que também querem ganhar a qualquer custo.

2 comentários:

JG disse...

Ontem senti o sabor amargo de uma vitória com sabor a derrota, quando se souberam os resultados!

A minha esperança é que muita gente tenho votado ontem apenas pelo referendo abstraindo-se da decisão a tomar depois!

Nuno Figo disse...

Caros,
Antes de mais, volto a apresentar-me (para quem não conhece ;): sou benfiquista mas gosto do Sporting.
Para mim, o Sporting é uma espécie de primo chato. É da família, temos que nos dar com ele... e passa a vida a chatear-me. Mas gosto dele, porra. Fazer o quê?

A minha visão de todo este assunto será, portanto, diferente da vossa. Talvez não seja "mais fria", porque tenho também a minha quota-parte de irracionalidade clubística, mas diferente.
Por isso aqui a deixo. Para terem em conta ou deitarem fora, isso é convosco.

Julgo que a principal causa desta "vitória com sabor a derrota" é a falta de um projecto alternativo.
Para mim, elemento externo, o NÃO seria óbvio. Mais que não seja por pôr em marcha um plano de reestruturação profunda, que obriga a próxima direcção (aliás, as próximas... do Sporting e da SAD) a seguir um rumo pré-traçado.

Se este fosse um plano de salvação para algo extremo, ainda poderia entender a urgência. Mas nunca tal foi assumido por FSF. O clube aguenta-se até ao final deste mandato... certo?

Mas consigo, de alguma forma, entender a razão para tamanho número de votos SIM. Afinal, o que é a alternativa? Quem é a alternativa?

Essa parece-me ser a questão preocupante. Não deveria já ter surgido alguém? Somando todas as vozes discordantes, aos resultados desportivos insatisfatórios, à dimensão do Sporting... porque é que não surge uma alternativa? Quem poderia ser? O que os leva a não avançar?

Deixo o mote para o debate.

Grande abraço, com todo o desportivismo.
Força Benfica! E pronto, vá: boa sorte à lagartagem ;)