quarta-feira, 15 de abril de 2009

Qual é o teu projecto?!!!!!!

Agora apetece-me desabafar.

Sou oposição ao actual CD do SCP. Não tenho nada contra as pessoas que o compõem, mas sim contra a estratégia que levam a cabo e o estado actual do clube. Assim tenho todo o direito a criticar (sempre sem faltar ao respeito) e a votar contra nas AG e Congressos sem que tenha um "Projecto Alternativo".

É que parece que o principal argumento quando se discute o SCP actual é: "Que alternativa tens? Qual o teu projecto?"

Como posso ter eu um projecto se há 10 anos não vejo as contas consolidadas do clube? Como se pode fazer um projecto sem informação?

Não tenho projecto mas tenho uma noção exacta do que quero e do que não quero:
- Quero um SCP com mais sócios e mais adeptos (consta de recomendações aprovadas no Congresso)
- Quero um SCP com modalidades amadoras (consta de recomendações aprovadas no Congresso)
- Quero um SCP transparente, com contas publicas, que lute pela verdades desportiva e por um futebol português melhor
- Não quero um SCP com 27 mil espectadores de média no seu estádio. O Guimarães tem 20 mil !!!!
- Não quero accionistas como o Joaquim Oliveira a ter mais influência na gestão do clube
- Não quero chegar a Maio e ter jogadores como o Liedson sem o futuro definido
- Não quero estar em 5º ou 6º lugar no Andebol e no Futsal

11 comentários:

8 disse...

Mais um pouco de projecto:

Que quem desde 1995 vem pondo o Sporting no estado em que se encontra reconheça que não tem capacidade para gerir um CLUBE DESPORTIVO, e que, rapidamente e sem querer condicionar o futuro, deixe que apareça alguém com vontade e capacidade de gestão, para apresentar aos Sportinguistas um plano de recuperação do Clube.

Os notáveis do croquette têm de perceber que, já criaram tantos anticorpos na massa adepta Leonina que, cada vez que abrem a boca só serve para irritar ainda mais a massa anónima Sportinguista.

SPORTING AOS SPORTINGUISTAS!!!

Leão Transmontano disse...

Ora ai está um conjunto de premissas que a maioria dos Sportinguistas defendem. Pena é que os verdadeiros interesses do Sporting continuem em 4.º plano!

Neste momento, conforme escrevi a Norte, o Sporting encontra-se num enorme buraco, já debatido. Um buraco desportivo, porque não há um projecto sustentado e sólido, em termos desportivos. Um buraco económico e financeiro, aspecto mais transparente do referido debate, só faltando saber, quem cavou mais fundo esse buraco. Um buraco anímico com danos psicológicos bem visíveis nas feridas que os leões ostentam através da profunda divisão que reina entre nós, sócios e adeptos do grande Sporting.

O Sporting só sairá do buraco se aparecer um projecto coerente com a nossa história, mobilizador, dinâmico e sustentável, capaz de caminhar pelos próprios passos sem estar dependente de mais nada que não sejam os verdadeiro interesses do Sporting Clube de Portugal.

Isso só acontecerá sabendo o que queremos e o que não queremos para o Clube e não para os nossos próprios interesses, como actualmente parece coexistir em Alvalade.

leao revisor disse...

Acho que nao ofendo se perguntar:

Como queres que alguem vote num projecto sem saber nada sobre ele?

Sobre as modalidades nem vou comentar, porque é pura e simples falta de conhecimento!! Esta direcção fez mais pelas "modalidades amadoras" que a de Dias da Cunha e Roquette juntas.

Que eu saiba, mas posso estar enganado o Liedson tem contrato até Junho de 2010.

Quem foi o unico presidente que apresentou contas e balanços consolidados no SCP?

E termino só por dizer, Rui Meireles actual opositor a esta direcçao foi director financeiro do clube durante muito tempo, Dias da Cunha foi a pessoa que assinou os actuais contratos com a banca e voces falam de falta de conhecimento?

Desculpa um bocado forçada não te parece?

JG disse...

Não podia estar mais de acordo com este post!

Quanto a Rui Meireles e Dias da Cunha e pegando nas palavras do leaorevisor, acho que são tão réus como Soares Franco!

MRL disse...

Leão revisor,

não ofende nada em perguntar. Vou responder e tentar explicar porque tenho um opinião tão divergente da sua:

i) até agora não foi apresentado nenhum projecto alternativo. Há o do FSF e mais nenhum. A questão é que eu acredito que se os sócios disserem não a este projecto (e relembro as premissas mais importantes: financiamento da sad com entrada de novos accionistas, modalidades amadoras só as que sejam totalmente auto-sustentáveis, estratégia do futebol que defende a estabilidade mas esquece o espectáculo) deverão automaticamente aparecer outros projectos. E este caminho não acho que seja o melhor.

ii) Esta direção fez mais pelas amadoras que as duas anteriores. Verdade. Mas fez pouco e o que fez caminha para a extinção delas. Não temos pavilhão, o futsal e o andebol correm o risco de ser eliminados na 1ª ronda dos playoffs e só o atletismo vai conseguindo vitórias.

iii) O Liedson tem contrato até 2010. Mas i) não merece ir de férias nesta indefinição, ii) salvo erro, existe uma lei que permite a jogadores com mais de 30 anos, caso estejam na última época de contrato, puderem deixar o clube;

iv) Não houve nenhum presidente a apresentar as contas consolidadas. Elas não foram publicadas. Foram apresentadas e mesmo quem foi à AG não a tem consigo. Se hoje quiser analisar essas contas, tal não é possível. Inaceitável digo eu.

v) um esclarecimento: sou tão crítico deste CD como do anterior. A maior parte dos que questionam FSF não estão ao lado de Dias da Cunha. Que não haja a mínima dúvida sobre isso. Aliás... FSF foi vice de Dias da Cunha. Logo também tem a sua quota parte de responsabilidade no tal buraco que tanto refere.

Só para concluir: Mais uma vez, a minha posição não é contra ninguém. É contra um ideal de clube que eu não entendo como sendo o melhor para o SCP. Salvo indicação em contrário, os homens que estão no actual CD terão o respeito que todos os sportinguistas que servem o clube merecem ter.

leao revisor disse...

MRL

Aquilo que dizes já se aproxima mais do que eu penso.
Eu nao concordo com tudo o que esta direcção fez e faz, mas compreendo-a na maioria das vezes.

Relativamente ao pavilhao, 100% razao, eu quero, tu queres todos queremos e tu vais ver se durante a "campanha eleitoral" ele ou quem assumir-se como candidato da continuidade vai anunciar um pavilhao.

Quantos ás modalidades, acho que o SCP nao irá reactivar mais nenhuma modalidade, mas as que tem vão passar a lutar mesmo pelo titulo.
Mais para o final da época desportiva, vais ver os nomes dos jogadores já contratados e isso só foi possivel com o aumento do orçamento.

Virgílio disse...

Caros amigos MRL e JG:

Apesar de não ter comentado ultimamente por escassez de tempo, a verdade é que tenho seguido com atenção os V/s post's e respectivos argumentos, nos quais, cd vez mais, me revejo.

Evidentemente que quem, como eu, reside longe de Lx, só poderia ver com bons olhos a hipótese das assembleias-gerais referendárias.

Mas, na mnha perspectiva, a questão que se coloca agora, é se os motivos para essa tomada de decisão do actual CD é 'inocente'... Como acreditar na 'bondade' dessa decisão, se quem a toma teve durante toda o exercício da sua liderança, um desprezo quase absoluto pelos núcleos e mesmo pelos sócios do SCP, e estes, independentemente da sua área de residência? E porquê em vésperas de abandonar o clube é que se quer tomar decisões de tamanha importância que colocam em causa todo o futuro do clube, incluindo o aparecimento de outras soluções que não aquela que defendem? O que justifica tanta pressa? E, finalmente, qual o motivo desta medida (aprovação de alteração nos estatutos que permita a realização de assembleia-refendária para aprovação da reestruturação financeira do clube) ser apenas… transitória????

Há muitas questões que suscitam dúvida. Sendo FSF a propor, alguém que já omitiu e, pior, mentiu comprovadamente por variadas vezes no passado, a desconfiança da ‘esmola’ aumenta significativamente.

Pode parecer um paradoxo, mas apesar de residir longe de Lx o meu voto penderá definitivamente para o não!... É que perdendo eu a confiança nestes dirigentes...

Depois, decerto que não será no espaço de mês e meio, dois meses que esta reestruturação financeira perderá o seu efeito… Assim sendo não faz sentido tamanha urgência. Uma decisão tomada antes das próximas eleições, apressada e favorável às pretensões deste CD, não impediria o próximo Conselho Directivo a eleger de actuar e decidir sobre o rumo que o nosso clube deverá seguir de uma forma muito mais livre e abrangente?

Leão revisor, corrija-me se estiver errado.: mas a construção do pavilhão não era já, anteriormente, promessa de FSF? E realizou-a?

Cumprimentos leoninos a todos.

leao revisor disse...

Era sim senhor, mas tens que compreender uma coisa:
Se quiseres um pavilhao a 10km do estadio ele é feito num abrir e fechar de olhos, se o queres ao lado do estádio (que para mim é a UNICA hipotese possivel), tens que negociar com CML, porque nao temos espaço que chega para a construção.

MRG disse...

Caro leao revisor,

"Mais para o final da época desportiva, vais ver os nomes dos jogadores já contratados e isso só foi possivel com o aumento do orçamento."

Aumento do orçamento? Está a brincar certamente.

"Miguel Albuquerque, secretário técnico do Sporting, em declarações ao FutsalPortugal, comentou a possível saída de Davi para o rival da Luz. "Essa pergunta não tem que ser feita ao Sporting, tem de ser feita ao atleta. A única coisa que eu posso adiantar, é que o plantel do Sporting 2009/2010 está a ser construído atempadamente e regulando-se por dois factores importantes para nós. O factor desportivo, pois queremos construir uma equipa competitiva e que que nos dê garantias de lutar pela vitória em todas as competições que entre. E o financeiro, pois a nossa ideia é reduzir o nosso orçamento de forma a que se enquadre na actual conjectura económica do pais e do mundo, que como todos nos sabemos é de recessão."

Eu vejo precisamente o contrário

leao revisor disse...

MRL

Como mantiveste o ALEX?
Como contrataste o Cardinal, o Evandro? Como tiveste 100 mil euros para comprar o Davinei?

Eles dizem o que têm que dizer, mas os numeros vão aumentando isso garanto-te eu!

JG disse...

Esta discussão sobre orçamentos é interessante. De facto, há que ter orçamentos que permitam competitividade. Mas isso não quer dizer necessáriamente que tenha de se perder a cabeça. No futebol, como nas outras modalidades. É preciso saber gerir o orçamento que se tem com inteligencia, porque orçamentos só por si não ganham jogos ou campeonatos. E o inverso também é verdadeiro!

Em 99/2000, no futebol, tivemos uma equipa que não era excessivamente cara e que foi campeã. o que se fez? Destruiu-se essa equipa em nome de uma ambição desmedida e gastou-se o que se podia e o que não se podia. Resultado? Participação medíocre na champions de 2000/01, deficits loucos e um unico campeonato ganho desde então... Não era mais facil ter mantido uma estrutura que era ganhadora, com a substituição do Ducher e pequenos acertos, aproveitando a mais valia realizada na venda daquele jogador?