quarta-feira, 16 de março de 2011

A decisão está cada vez mais fácil

Duas notas sobre as eleições no SCP:

1. Ainda acerca do Fundo do candidato Bruno de Carvalho deixo aqui um link que me parece muito importante, escrito por alguém que acompanhou de perto a viagem do candidato a Moscovo

2. No jornal A Bola de hoje é noticiada a aproxiamação de Godinho Lopes a Luis Filipe Scolari. Se muitas razões haviam para nunca votar nesta candidatura, ora aí está mais uma.

Em linha com aquilo que penso também de Paulo Bento, Scolari é um excelente selecionador nacional, mas não é um bom treinador de clubes (e o seu palmarés tem mostrado isso).

Como pessoa é fácil gostar dele. É um motivador e um treinador que fortalece o espiríto de qualquer grupo. Mas como treinador ao nível da táctica, do pensar o jogo e de valorizar as capacidades técnicas dos jogadores, penso que está bem longe daquilo que precisamos.

10 comentários:

kevs disse...

Amigo,

relativamente ao ponto 2), discordo contigo. Acho Scolari um nome forte, e ao contrário do que dizes, considero que tem um palmarés relativamente forte a nível de clubes. Para além de alguns títulos conquistados em campeonatos menos competitivos (Uzbequistão e Kuweit), venceu os seguintes títulos em diferentes clubes brasileiros:

• Copa do Brasil: (3)
• Campeonato Gaúcho: (3)
• Copa Libertadores: (2)
• Campeonato Brasileiro: (1)
• Copa Mercosul: (1)
• Recopa Sul-Americana: (1)
• Torneio Rio-São Paulo: (1)
• Copa Sul-Minas: (1)
• Campeonato Alagoano: (1)

Para além do mais, tem um grande conhecimento do mercado sul-americano (em particular o brasileiro), e do campeonato português.

A confirmar-se o acordo com Scolari, julgo ser um forte trunfo de GL. Vamos aguardar para ver quem é o treinador de BC.

Um abraço.
K.

Manuel Pimenta disse...

Estava mesmo hoje a pensar fazer um post em muito parecido com este :)

Concordo com ambos os pontos e mais ainda: o palmarés do Scolari é especialmente curto a nível Europeu; todos sabemos que os campeonatos sul-americanos são menos competitivos, o futebol é diferente, mais lento, menos exigente fisicamente, menos táctico; tudo isto aponta para o facto de como treinador ele não ser nada de especial, pelo menos muito abaixo do que vale como seleccionador.
A meu ver podíamos ir mais longe e facilmente constatar que a um nível inferior ele conseguiu um palmarés extenso precisamente por haver menos exigências a nível táctico, e uma maior componente motivacional, tal como nas selecções.

Posto isto acho que era interessante estar atento também ao facto de tanto o Schuster como o Magath estarem agora livres... não são de todo más opções e qualquer um deles, a meu ver, melhores a alto nível que o Scolari.

Cumps

kevs disse...

Ainda ontem falei entre amigos sobre o Schuster estar livre. Treinadores alemães agradam-me. Julgo que o Christoph Daum seria uma hipótese interessante. E Balakov seria uma boa opção para adjunto, um senhor, e símbolo do clube, fala português e alemão, e merece ser campeão pelo Sporting!

jvl disse...

O Magath era o treinador mais bem pago da Bundesliga. Duvido que qualquer um dos candidatos tenha capacidade financeira para o contratar.

MRL disse...

Amigo Kevs,

O Scolari tem de facto palmarés a nível de clubes no Brasil. Mas foi conquistado há alguns anos atrás e não deixa de ter o peso que tem. As copas do Brasil e campeonatos estaduais valem o que valem (a meu ver pouco). Mérito existe sem d
dúvida para o Brasileirão (1996 com o Grémio) e para a Libertadores (1995 com o Grémio e 1999 com o Palmeiras).

Ainda agora na Renascença o Brassard elogiou muito o Scolari como condutor de homens e como motivador. Muito bom nas relações pessoais. E mais não disse...

Quanto a treinadores alemães, veria com bons olhos os nomes aqui levantados. Quanto ao preço, lá está, preferia investir muito dinheiro num treinador, compensado por um menor investimento em jogadores.

JG disse...

Não quero lançar a confusão, mas eu por caso simpatizo muito com o nome de Scolari...Até porque me parece que as componentes motivacionais e disciplinares são das mais importantes no futebol e as que mais têm falhado no Sporting. Scolari falhou na adaptação a Inglaterra por dois motivos essenciais: a cultura e a língua. Em Portugal não teria esses problemas...

No entanto, parece-me de facto mais um Treinador de Selecção (excelente, do melhor que há no mundo) do que de Clube e aí tenho de estar de acordo!

De qualquer modo, faz-me confusão que GL tenha tão bem identificado o seu mercado para o Treinador (Espanha, Itália, Inglaterra) e agora apareça com algo totalmente diferente...é a chamada tactica do ziguezague!

Teonanizi disse...

Subscrevo!

Anónimo disse...

Rapaziada,
Infelizmente não é assim como dizem, Scolari tem tudo o que falta ao Sporting:
Liderança
Honestidade
Independência
Motivador
Provas dadas
Conhecimento do futebol português
etc etc etc
Quanto à tão propalada falta de habilidade técnico-táctica do Homem é coisa que o Sporting tem para dar e vender, desde que deixem o homem trabalhar em paz.
Neste caso, confesso que o GL tem trabalhado melhor que o BC (que também esteve na corrida ao Scolari, mas foi ultrapassado na meta final).
Vamos aguardar qual vai ser a sua escolha e por favor Schuster é muito fraco, Magath (não vem porque é caro e não é maluco) e Daum seria uma boa escolha (mas o vinho e o consumo de droga livre acabariam por matar o homem).
Vamos ter que arranjar alguém que supere os já nomeados que parecem ser muito bons.
Olho de Leão

MRL disse...

"Quanto à tão propalada falta de habilidade técnico-táctica do Homem é coisa que o Sporting tem para dar e vender"

O Scolari? Estamos a falar do mesmo treinador que vimos no Chelsea?

O Bruno de Carvalho andou atrás do Scolari? Essa é novidade.

E se o GL anda a trabalhar bem porque é que o Scolari vai para o Fluminense?

Anónimo disse...

Posso dizer é que por falta de coragem que o Homem não vem para o Sporting...
Digo, coragem=$$$, caso contrário teríamos o Homem em Alvalade, mas infelizmente parece que não pode ser.
Quanto ao resto meu caro amigo, não foi a experiência do Chelsea que pode desmentir as qualidades dele, visto que no Chelsea até o Mourinho foi despedido, assim um treinador que não sabe falar inglês nunca poderia triunfar no futebol de Inglaterra, porque é a falar que ele põe a rapaziada a correr e a jogar...
Finalmente, quanto aos movimentos do BC, você tem de estar melhor informado.
Olho de Leão