terça-feira, 1 de março de 2011

Os números que se escondem

Hoje lê-se em vários jornais que as contas da Sporting SAD relativas ao 1ºsemestre da época 2010/2011 evidenciam resultados positivos de 2,5 milhões de euros.

Mais uma vez, e também a mostrar bem a qualidade da maioria dos nossos jornalistas, ninguém fez a conta aos resultados operacionais sem venda de jogadores. Estamos a falar de 13 milhões de euros negativos contra 5,2 milhões na época anterior.

No entanto, o que os jornais escolhem para por na primeira página é o lucro de 2,5 milhões de euros.

Podiamos também falar que os custos com pessoal cresceram significativamente, de forma completamente inversa, à qualidade do plantel e do futebol que apresenta (13,9 milhões de euros agora contra 11,3 milhões de euros no ano passado)

Sem dúvida, que não interessa falar nisso, até porque alguns dos principais responsáveis por isto estão a trabalhar na lista de Godinho Lopes.

4 comentários:

Daniel disse...

Análise pertinente, e que eu venho a dar por essa blogoesfera fora desde que soube da comunicação à CMVM.

Ou seja, e em termos simples, sem receitas extraordinárias estamos na merda, constantemente a apresentar exercícios regularmente negativos.

O problema é que nem podemos encarar a criação de dívida como um investimento, dado que a equipa não vale um corno e a principal aquisição de JEB nem mora cá.

Daniel disse...

E não deixar de referir a única contribuição de Godinho Lopes: o próximo presidente que apresente 100 milhões de euros.

Também eu venho a referir essa necessidade de tesouraria há muito tempo, não estivesse ela no último Relatório e Contas.

Saudações Leoninas

MRL disse...

Caro Daniel,

concordo com os seus comentários.

O investimento feito só serviu para aumentar gastos com pessoal e amortizações. A qualidade do plantel em vez de aumentar, diminuiu.

Agora, vem a lista da continuidade dizer que vai por mais 100 milhões. Se for investido da mesma forma significará o fim do clube.

Leão de Alvalade disse...

MRL,

O investimento feito só serviu para aumentar gastos com pessoal e amortizações. A qualidade do plantel em vez de aumentar, diminuiu.

Este dito investimento entrou pelo lado da despesa...

SL