segunda-feira, 14 de março de 2011

Um Negócio da Rússia

Apesar de fundos de investimento não serem propriamente o meu forte decidi tecer uma apreciação relativamente à mais recente revelação da campanha do candidato Bruno de Carvalho (http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=688186).

À primeira vista sinto que poderia ter uma descrição um pouco mais desenvolvida, menos direccionada à habitual lenga-lenga de campanha eleitoral e mais focado num discurso claro e racional.
Não obstante e por outro lado, é de louvar a simplicidade e a claridade com que são expostos os objectivos do fundo.

Os três russos envolvidos, Leonid Tyagachyev, Aleksander Nazarov e Yuri Pachechnik tiveram um discurso simples e aparentaram não ser soluções de última hora nem tão pouco são ilustres desconhecidos... no entanto não consigo deixar de ter receio que isto seja um daqueles negócios rebuscados com ligações de carácter mais duvidoso e que poderá afundar ainda mais o meu Sporting.

Há pontos a favor decididamente: o advento do mundial na Rússia é sem dúvida uma boa motivação para justificar o interesse de investidores russos, assim como a inegável qualidade dos jogadores portugueses justifica o interesse em poder vir a deter os seus direitos. O receio que complementa este raciocínio é o de perdermos algum jovem talento por podermos estar a dar o braço para termos o dinheiro de que precisamos.

No final de contas, como sportinguista optimista que sou, acredito que é uma solução credível, com pessoas experientes no mundo empresarial e até com alguma influência desportiva e política. Uma coisa eu garanto: o que eu acreditava que estava em falta no projecto de Bruno de Carvalho, que era algum peso, alguma influência política e financeira, está aos poucos a ganhar outros contornos. Gosto de ver.

5 comentários:

JG disse...

Esta solução dos fundos tem vantagens e desvantagens. Ganhamos poder de investimento com menos dispendio e controlando os nossos custos, o que pode trazer mais valias desportivas interessantes, se acertamos nos cavalos certos.

Por outro lado, o risco de falhanço das contratações é minimizado, assumindo o fundo uma boa parte dos prejuízos, quando acontecerem.

Contudo...e há sempre um contudo, perdemos claramente encaixe financeiro nas mais valias geradas, quando as apostas forem correctas e as vendas gerarem encaixes. Além de que a pressão para a venda de activos vai ser grande quando os jogadores valorizarem, diminuindo as possibilidades do Sporting manter os atletas.

Pesando pros e contras e olhando para as depauperadas finanças do Sporting, é minha opinião que neste contexto as vantagens são maiores que as desvantagens! Porque de facto, de outro modo dificilmente poderemos gerar exito desportivo atraves do investimento de dinheiro que não temos...

Adicionalmente, parece-me que este Fundo tem de facto pernas para andar, o que me parece muito positivo!

Anónimo disse...

Confesso que não estou totalmente informado sobre esta operação financeira, mas,em gestão, a irresponsabilidade é sempre punida com a derrota, nunca há empates nem vitórias.
Para evitar mais uma derrota do nosso clube, gostaria de ver os 50 milhões postos à disposição do Sporting, serem caucionados antes das eleições em qualquer entidade bancária de primeira linha, para que a promessa eleitoral não se possa desfazer depois da vitória eleitoral.
O que aconteceria quando o BC ganhasse as eleições e o cacau não aparecesse? A isso chamaria irresponsabilidade (para não ir mais longe).
Caso o dinheiro já esteja seguro, retiro tudo o que escrevi, mas, mesmo assim, teriam que haver garantias seguras para mostrar aos sócios.
Não tenho nada contra quem procura resolver os problemas do Sporting, mas que o faça com seriedade e no caso de ser sério, então, por favor não seja ingénuo porque não haverá volta a dar...
Estou a pedir pouco,
Olho de Leão

JG disse...

Caro anónimo, como seria essa verba caucionada? Gostava de lhe recordar que BdC ainda não é Presidente do Sporting não podendo, pois, assumir compromissos que obriguem o Clube...

MRL disse...

Pelo que li hoje no Record, na descrição do Fundo que tanto se fala, há riscos que não corremos (obviamente corro o risco de ter percebido mal):

1- Pelo que é descrito o Sporting é que gere o fundo e estará sempre defendido pelo facto de os jogadores terem que ficar no mínimo 2 épocas.

2- Os jogadores que vão compor o fundo, ao que percebi, serão novas contratações. O Sporting paga os ordenados e em compensação receberá 60% das mais valias criadas.

3- É o Sporting que escolhe os jogadores, podendo os subscritores apenas vetar nomes.

Falta-me perceber se o Fundo será aberto ao público ou se estará limitado a um grupo de investidores.

Anónimo disse...

Como é óbvio sabemos que o BC não é presidente do Sporting e também não sabemos se alguma vez o será.
Claro que ele não pode comprometer o nosso clube, mas gostaria de dizer que no plano financeiro existem ferramentas que podem garantir facilmente os investimentos propalados na imprensa, sem terem de meter o Sporting no assunto.
Eticamente as coisas fazem-se assim para não haver dúvidas nem desencantos, nem quero pensar no que seria o BC ganhar e o dinheiro não aparecer...
Olho de Leão