quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Apesar do optimismo...

Já com 3 jogos oficiais e 3 vitórias, sendo que uma delas valeu um título (Supertaça), entramos no mês de Setembro e vejo que um dos factores de sucesso da performance económica do Sporting continua a não corresponder aos objectivos esperados. Falo da venda de lugares cativos.

Até hoje foram vendidos 25.901 lugares. Segundo o Record de ontem, estaremos 3 mil lugares abaixo da época passada, que já por si, não tinha sido famosa.

A performance desportiva e as aquisições deste ano deveriam ter um impacto positivo nas vendas de lugares. A estabilidade que o clube vive, bem como a permanência do treinador e de alguns jogadores-chave, também deveria ter esse efeito.

Assim, só consigo ver 3 causas para um número tão abaixo do esperado:

1- a conjuntura económica do país que afecta naturalmente os hábitos de consumo dos portugueses;

2- o desempenho desportivo do ano passado, que apesar de alguns bons resultados, fez com que muitos deixassem de ir ao estádio;

3- a gestão estratégica do clube, ou seja, as opções tomadas pela actual direcção, que na última AG teve uma "oposição" de 1/3 dos sócios (em votos, porque em número acho que eram bem mais). Muitos sócios poderão estar a demonstrar o seu desagrado pelo facto de perderem importancia relativamente ao accionista.

Veremos o que acontece nas próximas 3 semanas. Espero sinceramente que este indicador aumente e atinja valores perto dos 30 mil, porque o clube e a equipa precisam.

4 comentários:

JG disse...

Concordo com o post. Mas acho que está demasiado optimista em relação ao ponto 3. Na tal AG estiveram á volta de 1.500 sócios, quando se discutia um assunto vital para a agremiação. Parece-me significativo!

O grande drama é que o Sporting deixou de significar alguma coisa para muitas pessoas que não se revém minimamente neste modelo que mata o clube que conheceram e amaram!

Mas isto é só a minha opinião e vale o que vale1

A mim, mais que os factores económicos do presente, preocupa-me o que isto representa em termos do futuro do Sporting Clube de Portugal e do sportinguismo!

De qualquer modo, isto não é nada que tire o sono a quem manda no Clube! Antes pelo contrário! Por isso o Congresso passou para 2009! Nessa altura até pode ser que algumas das melgas que se preocupam com estas coisas já nem por cá andem e se possa fazer uma bela reunião em familia, com bons comes e bebes!

Anónimo disse...

Penso que outro aspecto importante deve-se à diminuição do número de Sportinguistas. A massa sócia/adepta do Sporting começa a ser de um escalão etário muito elevado, o que leva ao seu desaparecimento, ou, quanto muito, à sua indisponibilidade financeira, física e mental, para ir a Alvalade, não sendo substituída em números adequados pelos jovens.

E este não aparecimento de jovens tem 4 razões fundamentais (alguns interligados):

1-Falta de (muitas) vitórias desportivas.

2-Desaparecimento no Clube de modalidades de forte implementação popular.

3-Renascimento do FCP, com um discurso forte de ligação clube/região, com muitas vitórias visíveis e uma atitude, na maior parte das vezes, de confrontação com o clube da gaivota, o que entra no “espaço” do nosso Clube.

4-A maneira como os media nacionais (especialmente jornais e TV’s privadas) vendem o clube da gaivota, e os regionais do Norte defendem o clube regional.

JG disse...

Concordo com o comentário do caro amigo 8 (um abraço), mas acrescentava ainda mais um factor, que resulta do meu comentário anterior:

- Desaparecimento do caracter popular do Sporting, com um discurso mais voltado para os activos/passivos e outras variantes financeiros que para a verdadeira vocação do Clube e para aquilo que é a sua natureza: o desporto! Os socios! O sportinguismo! A paixão! Tudo aquilo que milhões de euros não conseguem comprar porque vem cá de dentro, bem do fundo de cada um de nós!

Virgílio disse...

É sempre interessante tentar descortinar as razões que levam a que determinado fenómeno aconteça...Claro que tds esses factores contribuem, amigos JG e 8, mas enquanto da realidade social de outros pontos do País não me posso pronunciar mt, porque não conheço em pormenor, já da zona donde sou natural e mantenho residência tenho uma ideia do que vem acontecendo nestes ultimos anos.

Na verdade, mesmo com a conquista da hegemonia no futebol nacional, o fcp mantém por aqui uma expressão praticamente residual. É certo que começam a aparecer alguns 'putos' a torcer pelo porto (coisa que no meu tempo pura e simplesmente não existia) mas a grande maioria daqueles q ainda ligam prá bola sofre pelo nosso Sporting ou pelos galináceos.

Por aqui, qd ou miudos se juntam para jogar à bola ainda perguntam quem é do Sporting e do Infica para definir as equipas! ;)

E se querem mesmo saber, noto desmobilização do nosso lado, mas, como bom observador do comportamento esquesitóide dos lamps (nunca deixam de me divertir, aqueles cromos!), tb a febre está a esmorecer para aqueles lados. Não sei bem, mas parece-me é que o futebol já não exerce a mesma paixão de antanho!

As ofertas culturais e de lazer são cada vez em maior número e cada vez mais o fascinio que esaas actividades exercem na população jovem se acentua. Há 15 - 20 anos a malta juntava-se nas ruas e campos para jogar à bola. Era o passatempo favorito de miúdos e adolescentes. Hoje em dia já não é assim, mais depressa se juntam na casa uns dos outros para jogar em consolas ou no computador... Depois ainda têm os Gdes Centros Comercias, os grupos de teatro, dança e mais não sei o quê... E a internet, os ipods, música, video, cinema, sites, msn's ou hi5's, enfim um sem fim de plataformas e parafernália hi-tec para se entreterem. Tudo isso tem competido com o futebol e tem afastado muitos dos potenciais futuros adeptos. O clima de completo descrédito é a machadada final q assola tds as faixas etárias! Por isso não prevejo grande futuro no aumento de adeptos no futebol em Portugal. A excepção tem sido a selecção, tb pq aí, outros fenómenos se impõem: o mediatismo nacional e internacional de algumas figuras (CR7, Figo, Mourinho, etc...) e as boas prestações da selecção têm contribuído para prender mais atenção de mais gente nas fases finais das gdes competições. O patriotismo e orgulho nacional faz o resto... Enfim, este é um tema quase inesgotável e existem vários argumentos que, certamente, ainda se poderiam adicionar aos que já foram lançados...

Gde abraço, caros amigos!

SL!