quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O petróleo no futebol

Uma reportagem muito interessante do jornal Público:

Lista de clubes ingleses detidos por estrangeiros:

Aston Villa -Randy Lerner (EUA)
Fulham- Mohamed Al-Fayed (
Manchester United - Malcolm Grazer (EUA)
Manchester City - Abu Dhabi United Group (EAU)
Portsmouth - Alexandre Gaydamak (França / Rússia)
Sunderland - Drumaville Consortium (Irlanda)
Tottenham - ENIC
West Ham - Bjorgolfur Gudmundsson (Islândia)
Chelsea - Abramovich (Rússia)
Arsenal - D.Fiszman, Red&White Holdings, N.Bracewell-Smith, Stan Kroenke

Refere ainda que "a maior razão deste interesse global é a rentabilidade dos clubes ingleses".

Ora bem...

Pode-se dizer que hoje em dia os clubes ingleses estão entre os mais ricos do mundo. Mas também são os que acumulam maiores dívidas (se acham os nossos passivos grandes haviam de ver os deles).

Pode-se dizer que são os que têm maiores exitos desportivos.
Mas também são só 3 ou 4 (ManUtd, Chelsea, Arsenal e Liverpool). E que simultaneamente têm uma grandeza e um acompanhamento por parte dos sócios difícil de comparar com outros paises (basta ver sempre os estádios cheios e o número de adeptos que fazem deslocar ao estrangeiro).

Pode-se dizer que desta forma têm recursos que de outra forma não teriam.
Mas também caem em despesismos difícieis de entender. E também, em muitos casos, a fonte destes recursos são duvidosas, não sustentadas e geradoras de confitos com os adeptos.

1 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui esta um post muito interessante e bem escrito.
Palavra de honra que nao compreendo o interesse de ver um multimilionario pegar num clube de futebol para o colocar a gastar 40 milhoes de euros no Robinho. Sabendo eu como toda a gente que ninguem faz caridade, o dinheiro nao se oferece, e que daqui a alguns anos quando o dito multimilionario se "fartar" do brinquedo (leia-se clube) vende a sua participacao e deixa-o completamente falido, cheio de dividas para pagar (por outro qualquer que tenha vontade de brincar).

Em Portugal, temos como exemplo semelhante os vizinhos da 2a circular, que epoca apos epoca investem mais de 30 milhoes de euros em reforcos apesar de terem receitas ligeiramente superiores (sobretudo de merchandising e marketing) as do nosso Sporting.

Gestoes como a da Direccao do nosso clube, tentando realmente equilibrar despesas com receitas, sao coisa rara no futebol. Seria tao mais facil fazer apelo a um qualquer Joe Berardo para poder comprar uns Aimares e Reyes... ate piscavam o olho para ajudar!

Saudacoes Leoninas
Petinga