terça-feira, 2 de setembro de 2008

À campeão

Excelente vítória do nosso clube. Uma vitória que eu considero ser uma vitória à campeão. Porque às vezes tem de se ganhar jogos que não se dominam. Às vezes é preciso ganhar jogos em que a atitude e a garra valem mais do que o futebol bem jogado.

Individualmente gostei muito de toda a defesa, principalmente o Tonel e o Abel. Muito seguros.

No meio campo, ontem valeu mais o esforço e a garra. Todos eles estiveram bem concentrados nas missões mais defensivas.

No ataque, cansou ver aqueles dois a correr. Uma pena que não tenham tido mais jogo, uma vez que numa parte grande do jogo foram servidos em passes longos pelo ar, sempre mais difíceis para quem ataca.

Uma nota final para o re-aparecimento de Vukcevic. Espero que rapidamente possa dar o seu valioso contributo à equipa de uma forma mais regular.

3 comentários:

Visconde disse...

Nova entrada de leão e uma vitória saborosa num jogo intenso, sem grande inspiração, mas com muita transpiração. O Sporting mostrou grande solidez defensiva, soube controlar bem a partida e provou que está preparado para sofrer de forma a chegar ao seu objectivo máximo, o titulo, mas acima de tudo demonstrou uma grande diferença para o passado recente, a equipa como um todo.
Faltam 28 finais...rumo ao titulo.

Abraço

JG disse...

Uma vitória preciosa num campo dificil. Ainda é muito cedo para grandes euforias, mas acho que esta equipa é consistente e tem alternativas, o que é uma diferença muito grande para a do ano passado. Ontem não jogaram Polga, Djaló e Liedson e isso acabou por não fazer diferença...

Para mim, há 2 jogadores nucleares neste Sporting: Moutinho (para mal dos meus pecados)e ... Tonel! E depois ainda há um Guarda Redes que dá muita confiança, para surpresa geral... ou não!

No resto dos lugares, há alternativas. Se não joga Polga, joga Caneira. Se não há Abel há Pereirinha, se não há Grimmi, há Caneira, se não há Rochenback há Miguel Veloso, se não há Izamailov ou Romagnoli, há (esperemos) Vukcevik ou há Prereirinha, se não há Liedson, Djáló ou Derlei, há Postiga ou vá lá, Tiui.

Ontem não me pareceu que a equipa estivesse bem a defender na primeira parte! Correu alguns riscos e expos-se muito! Alias, continuo a achar que o Sporting tem dificuldades com equipas que façam facilmente transições rápidas! A segunda parte foi mais bem conseguida!

E também houve muitos passes falhados (alô Rochenback) que estragam jogadas de ataque prometedoras e até causaram problemas à defesa!

No entanto, no global, a apreciação é positiva! E parece-me que sem Djaló, o ataque também rende, embora prefira Djaló a Postiga! O estilo de jogo muda na frente, com Postiga, mas sem perder muita qualidade!

Cá atrás, Tonel é o rei! Um jogador que tem evoluído muito e que para mim é o grande injustiçado do futebol portugues! E até do Sporting! E com isto, não pretendo tirar valor ao Polga que é também um grande jogador, mas de registo diferente!

Virgílio disse...

O grande mérito desta vitória leonina assenta na extrema segurança defensiva que o Sporting apresentou durante todo o encontro, particularmente na segunda parte, quando, era expectável que o Braga tentasse tudo para atingir, pelo menos, o empate. A verdade é que nunca o clube minhoto esteve perto de o alcançar. Sinceramente, não me recordo de uma única oportunidade clara de golo bracarense na segunda parte e defesas difíceis do Goalkeeper leonino não vislumbrei nenhuma. Apenas uns pontapés de fora da área que não deram nem para assustar Patrício. O aspecto que eu gostaria de realçar, porque denotou, pelo menos neste jogo, uma evolução face ao passado, foi a tranquilidade e concentração que a equipa verde e branca conseguiu sempre transmitir nas bolas paradas defensivas. Se existe aspecto em que o Braga é temido e o Sporting costuma facilitar, resulta, precisamente, deste tipo de lances.

Sem deslumbrar mas de forma consistente, o Sporting conseguiu o intuito a que se tinha proposto antes deste desafio: a conquista dos três pontos e a manutenção da liderança à segunda jornada. Para já, apenas nos acompanha o Nacional da Madeira. Foi, portanto cumprido o objectivo que Paulo Bento preconizara!

Nos jogadores do Sporting, destaques para a dupla de centrais que se entendeu muito bem e para Derlei que nunca desiste, demonstrando permanentemente uma excelente atitude competitiva!

Gde abraço, amigos!

SPORTING SEMPRE!