terça-feira, 16 de setembro de 2008

Uma derrota...demasiado normal

Em Barcelona perdemos! Nalgumas alturas do jogo chegamos a dar a ilusão de equilibrar o jogo...pura ilusão!

O nosso treinador que vê Mourinho quando se olha ao espelho mas que não passa de uma espécie de Jorge Jesus com mais peneiras não consegue por estes jogadores a correr quando aparecem pela frente camisolas com mais peso na Europa! A primeira parte foi absolutamente penosa! Os jogadores escondiam-se da bola, não corriam quando ela passava a 2 metros, revelaram uma falta de ambição inacreditavel. Bem, pelo menos ninguém pediu um autografo a Messi durante o jogo...já não foi mau!

As substituições já depois do 2-0 equilibraram a equipa, apesar de tardias, mas...Paulo Bento deve ter achado que a equipa estava a jogar bem demais e isso obviamente não pode ser até porque o grande objectivo deve ser a entrada na UEFA. Vai daí, desmancha uma equipa que estava a crescer! Brilhante!

Nós é que somos totós e esperavamos dignidade! Tenho muita pena do que vou dizer , mas esperavamos uma equipa à Porto na Europa! Esquecemo-nos que nas 2 ultimas epocas fomos passear á Europa porque segundo os nossos amados Presidente e Treinador, os "grupos eram muito fortes"! Alias, já eram muito fortes antes de começar a rolar a bola e os resultados foram os esperados! Parece que hoje o Cluj não achou que o Grupo fosse assim tão forte e foi a Roma ganhar! A sorte deles é que não têm um treinador chamado Paulo Bento!

A nossa ambição é Paulo Bento e Soares Franco! Não nos podemos queixar! Vamos fazer turismo á Europa e ganhamos dinheiro! Esse é o grande objectivo! Isto é um negócio, remember?

Para finalizar, tivemos o "primo" do Platini a inventar o penalty do 2-0 quando o Barcelona estava com mais dificuldades! Também não foi inesperado! Eu já tinha previsto isso no post que publiquei ontem! Uma vergonha! Mas Platini presidente da UEFA é isso mesmo! Um grande jogador, um dirigente canalha!

Podíamos ter perdido e seria normal! Mas...o mínimo que se exige é dedicação, empenho, vontade, dignidade, ambição! Esforço, dedicação, devoção e glória, lembram-se? Tudo aquilo que não fomos! Que deixámos de ser! Porque noutras eras perdíamos, mas jogavamos olhos nos olhos com qualquer adversario! Hoje vamos para o campo depois de ouvirmos os líderes dizer que os grupos são muito complicados e que não temos ambições!E que este ano até temos hipotese de passar porque temos um grupo fraquinho! Que ambição queremos que os jogadores tenham depois de ouvir quem manda dizer estas coisas?

Estou farto de Paulo Bento! Vukcevik não fez falta hoje? Nem que fosse para entrar na segunda parte...

Pela primeira vez, tenho serias duvidas que ponha os pés em Alvalade muitas vezes este ano, mesmo com o lugar pago! Porque mesmo que seja campeão não consigo esquecer a absoluta nódoa que estamos a ser na Europa e isso para mim é intoleravel!

15 comentários:

Anónimo disse...

Desculpa lá que te diga mas... que tristeza de análise mais ressabiada. O treinador que é uma merda, o árbitro que foi uma merda, o presidente que é uma merda, os jogadores que foram uma merda... mais nada? O Messi, já agora, não será também uma merda? Porra. Quanto azedume. E o giro é que parece que estava aí tudo acumulado, prontinho para saltar cá para for à primeira desfeita. Não me leves a mal pelo desabafo. Mas o facto é que tenho genuína pena de ver sportinguistas a reagir assim, desta forma tão descerebrada...

Anónimo disse...

Amigo Cintra

O Sporting fez um mau jogo, em parte por culpa propria e em parte porque o adversario teve um Messi, um Henry e um Iniesta em noite grande. E logo todos os arautos da desgraca sairam dos seus buraquinhos para vir dizer, como tu bem resumes, que e tudo uma grande MERDA. E que esta tudo mau. E este o tom de muito do que se escreveu na blogosfera nos ultimos minutos.

O que me preocupa nao e haver velhos do Restelo, porque eles sao inerentes ao futebol. O que me preocupa e, neste momento, haver tanta contestacao a gente e politicas cujos resultados positivos estao a vista de todos.

Quando um Sportinguista e capaz de escrever a seguinte barbaridade:

"Porque mesmo que seja campeão não consigo esquecer a absoluta nódoa que estamos a ser na Europa e isso para mim é intoleravel",

sabendo-se quao importante (e COMPLICADO!) e ser campeao nacional para o Sporting nesta epoca, algo de muito errado se passa na familia leonina. Queremos equipas que joguem como Portugal o fez contra a Dinamarca, mas queremos ganhar ao Braga em casa deles. Queremos futebol espectaculo, mas tambem queremos resultados. Queremos um treinador "a Jose Mourinho", queremos uma equipa a jogar "a Porto" e queremos um presidente "a Pinto da Costa".

Perdoem-me o desabafo, mas mao estarao alguns adeptos no clube errado!.... :-(

Saudacoes Leoninas
Petinga

JG disse...

Desculpem lá não ser da vossa opinião e ser um perigoso desviado das políticas "correctas"! Eu tenho o azar de na vida normalmente gostar de pensar pela minha cabeça! E desculpem lá eu achar que o Cluj tem mais ambição que nós!

Desculpem-me também por ser sportinguista desalinhado com as ideias correctas! Mereço de facto o Gulag!

Numa coisa têm razão: isto cada vez é menos o meu Sporting! A desilusão começa a chegar a niveis brutais! Mas olhem que não é só a minha!Infelizmente...

Um sportinguista que é capaz de escrever "Porque mesmo que seja campeão não consigo esquecer a absoluta nódoa que estamos a ser na Europa e isso para mim é intoleravel" de facto merecia ser chicoteado em publico no estádio Alvalade XXI!

E já agora desculpem klá, mas Messi e iniesta fizeram o jogo que o Sporting deixou! E que o Numancia e Valhadolid não deixaram... Diferenças...

Mas está tudo bem. A nossa ambição é só jogar na champions. O que fazemos lá não interessa para nada...

Virgílio disse...

Eu vou-me resumir ao jogo. E o que vi do jogo foi um equivoco enorme de Paulo Bento!

Alterou tarde! mas pior foi retirar Miguel Veloso da posição de trinco qd foi esta alteração q mexeu na qualidade de jogo do SCP... Não aceitar isto é negar as evidencias, ou pior, não perceber um 'boi' de futebol!

Mais, algum sportinguista minimamente coerente com o q significa o SCP aprecia aquela atitude da equipa no primeiro tempo???????

A vergonha do Bernabeu não chegou, foi preciso repetir... E quais são as desculpas de hoje? O Ronny, O Tiui, o Pedro Silva... O VUK??? o Bento é DEUS? Não se pode criticar??

É triste ver o SCP perder assim... Sem alma, sem vontade, sem nada!

SL!

Anónimo disse...

Caro jg,

Vivemos numa democracia e toda a gente tem direito a dar a sua opiniao. E todas as opinioes construtivas sao bem-vindas.

O que eu acho e que devemos criticar a exibicao do Sporting porque nao foi a que todos esperavamos. Mas se calhar estavamos todos a espera que o Sporting vencesse a Champions League este ano? Que apenas por ter iniciado a epoca com 3 vitorias ja seja a melhor equipa da Europa? Lembra-te disto, "as maiores desilusoes acontecem sempre precedidas das expectativas menos realistas".

O Sporting continua a ter uma boa equipa, continua a ter um treinador vencedor e continua a ter um projecto solido e bem alicercado, com condicoes para vencer aquilo a que se propoe esta temporada e para chegar a segunda fase da Champions League.

Mas Roma e Pavia nao se fizeram num dia. E a pior coisa que o Sporting fez nos ultimos 20 anos foi, ao primeiro desaire, sucessivamente deitar a casa abaixo para recomecar "a zero" e tentar, assim num lampejo de genialidade qualquer, do dia para a noite passar a ter uma equipa de futebol capaz de ombrear com os Barcelonas e Reais Madris deste mundo.

Saudacoes Leoninas
Petinga

JG disse...

O que eu critico, Petinga, é a enorme falta de ambição de toda uma estrutura. Que acaba por se reflectir dentro do campo!

Eu não espero que o Sporting vença a Champions, mas espero um desempenho de acordo com o prestigio que o clube tem!

Não esqueço que o Barcelona tem Puyol, Rafael Marques, Iniesta, Xavi, E´too, Messi ou Henry! Mas também os tinha contra o Numancia e contra o Satander!

Era urgente recuperar terreno na Europa para o FCP (presente) e Benfica (passado). Em vez disso, deixamos a ideia na Europa que em Portugal, clubes europeus são só dois. Isso anguastia-me muito.

O desempenho de ontem foi miseravel e não é de hoje qwue eu acho que com esta estrutura o Sporting não vai a lado nenhum! falta ambição, falta definição de objectivos, sobra o arranjar de dseculpas, muitas vezes antes de se jogar com os adversarios. Aquele Roma do ano passado estava perfeitamente ao nosso alcance, mas a nossa ambição, passada numa sala de imprensa cheia de jornalistas italianos "era ir para a UEFA". (P.Bento, dixit)

Leão de Alvalade disse...

concordo com a maior parte da análise , embora ache que o presidente tem pouco a ver com isto. como ficou provado o ano passado com o purovic, fsf não se enquadra no losango do pb, pq é um gajo alto e com pouca mobilidade.
e mesmo não achando que está tudo uma merda não posso deixar de concordar que é uma merda que os sportinguistas sejam humilhados com uma exibição medonha e ainda achem que é normal fazermos o que o trofense faz em alvalade e não sermos capaz de aproximar-nos do numância ou santander (bem observado!). esta falta de ambição contagia a equipa e baixa a exigência. afinal no fim-de-semana há mais!

JG disse...

Eu acho que se nós tivermos um grau de exigencia grande podemos ajudar muito mais esta instituição do que se "paparmos tudo" e tivermos um grau de exigencia baixo em relação aos jogadores e ao treinador!

Paulo Bento tem de perceber que acabou o tempo das desculpas e que só há 2 caminhos: alcançar os objectivos ou falhar. E que deve assumir as consequencias de qualquer um dos cenarios. Sem desculpas, pensando mais na sua equipa do que nos adversarios, que são sempre muito fortes. Porra, são fortes para nós como são para o FCP que recentemente venceu em 2 temporadas seguidas a Taça UEFA e a Champions! E que normalmente não falha a passagem da fase de Grupos da Champions!

Bolas, afinal o que é que nós queremos ser como Clube?

Sem patamares de exigencia altos, não vamos a lado nenhum. Ficamos sempre no reino das desculpas, das vitórias morais e dos discursos de grandeza que depois na prática redundam em acabarmos gozados!

A primeira exigencia e a ultima deve ser nossa. Dos adeptos, dos socios, para que os dirigentes e tecnicos percebam que não aceitamos medriocridades gritantes como as de ontem.

O meu grito de revolta não é dirigido contra os dirigentes e técnicos. É acima de tudo dirigido contra nós, socios e adeptos, pelo nosso baixo grau de exigencia!

Anónimo disse...

Caro jg

Disseste algo que resume a conclusao a que cheguei.

Os adeptos do Sporting querem, nao, EXIGEM que o Sporting jogue sempre bem, venca muitos jogos nas competicoes Europeias, contrate treinadores semi-desconhecidos para ganhar a Taca UEFA e a Champions, venca sempre o campeonato a dar espectaculo, manobre os bastidores do futebol, manipule a imprensa desportiva e domine as atencoes do pais.

Os adeptos do Sporting gostavam era de ser adeptos do FCPorto.

SL
Petinga

JG disse...

Petinga, eu poderia responder de outra forma ao seu comentário porque é extraordinariamente pouco elegante e claramente ofensivo. Não vou faze-lo porque acho que não devemos descer ao nível do confronto pessoal só porque temos opiniões diferentes. De qualquer modo, acho que devia meditar no que escreveu, até para evitar ofender outras pessoas no futuro. Ainda por cima sportinguistas.

Vou-me limitar a dizer-lhe que percebeu tudo o que eu escrevi ao contrário e que, apesar de muitas das coisas que diz sobre o FCP serem claramente verdadeiras e não terem sido punidas de forma conveniente (o nosso Estado de Direito é o que é...ou melhor, não é...) também há boas práticas que deviam ser analisadas! Exista vontade para isso...ou então podemos esconder a cabeça na areia como a avestruz!

Concluo como comecei, o caro consorcio foi extraordinariamente ofensivo e podia ter evitado isso, limitando-se a exprimir a sua opinião!

quanto ao papel que os socios deste clube deviam ter, mantenho tudo o que escrevi. Como o Congresso era importante para se discutirem estas e outras coisas...

Virgílio disse...

O que os sócios e adeptos EXIGEM é atitude!!! Garra e luta permanente pela vitória... Depois se se consegue alcançar ou não é outra conversa.

E ontem, em Camp nou, não vi nada disso. Vi uns gajos que envergonharam os sportinguistas. Com mentalidade e atitude até podiam perder pelo mesmissimo resultado que eu aceitava. Daquela forma, NUNCA!


SL!

Anónimo disse...

Caro jg

Lamento profundamente se o meu comentario soou ofensivo porque o objectivo nao era de todo ofender, mas sim levar a uma reflexao.

O modelo de gestao do FCPorto tem muitas virtudes e os resultados estao a vista. Mas ha diferencas muito claras entre os dois clubes. O Sporting tem uma identidade muito propria e nao a pode sacrificar apenas porque pretende alcancar o sucesso que outros clubes (apenas um) em Portugal conseguiram. Nem pode fazer depender o seu modelo de gestao de um resultado ou uma exibicao menos conseguidos, a meu ver.

Nem deveriam ser os momentos de derrota os de maior afluencia de comentarios, ou aqueles em que se decide que esta tudo mal.

O Sporting, a meu ver, escolheu um caminho a trilhar. Mas a sensacao com que fico e que a maioria dos adeptos queria algo de diferente, embora nao se perceba bem o que. Foi nesse sentido que referi a comparacao com o clube portugues de maior sucesso nacional e internacional nos ultimos 20 anos. Tambem porque, a meu ver, sao esses os unicos adeptos com alguma legitimidade alicercada em resultados consistentes para poderem "exigir" titulos atras de titulos e prestacoes brilhantes na Europa.

Mais uma vez, lamento se o ofendi, pois nao era de todo esse o objectivo. Mas as opinioes que tenho lido na blogosfera dao-me a sensacao que relatei no ultimo comentario.

Saudacoes Leoninas
Petinga
Que venha o Congresso. Mas que nao sirva apenas para atacar quem la esta, mas para propor alternativas viaveis, indicar outros possiveis caminhos e estrategias, pois e disso que o nosso clube precisa. Mais do que empatar ou vencer em Camp Nou.

JG disse...

Petinga,

Eu não proponho de maneira nenhuma o modelo do FCP! Mas um modelo de gestão é o somatório de muitos factores! E os beenchamarks fizeram-se exactamente para se perceber onde estão as melhores práticas e decalca-los, não na íntegra, mas adaptadas às necessidades e modelo especificos!

E a nossa exigencia tem de ser mais que aquilo que vimos ontem, porque a atitude de quem entra dentro do campo resulta em muito da de quem lidera!

No ano passado, com um plantel fraco, com mais atitude, podíamos ter passado aos oitavos. A Roma não era superior, como alias se viu pelos 2 jogos! Sem os golos no ultimo minuto de Alvalade com a Roma e de manchester, tínhamos ficado claramente à frente deles. O nosso fracasso começou e acabou na atitude do líder e naquilo que passou aos atletas. No tal objectivo medíocre da UEFA. poratnato ás vezes, o prioblema nem sequer é de dinheiro e investimento para alcançar pelo menos objectivos mínimos. é de atitude. A comerçar por nós, adeptos, quando aceitamos o discurso da champions do ano passado e o jogo de ontem.

Eu não vejo o Congresso como lavar de roupa suja, mas antes como uma discussão de coisas como a que estamos a discutir. O que queremos para este clube. No futebol e no resto (com destaque para as amadoras)!

Saudações leoninas para o caro amigo!

Anónimo disse...

Caro jg

A discussao sobre isto deveria ir bem para alem do ambito de um resultado da Champions League. Porque, como escrevi noutro lado, ha uma excessiva identificao do Sporting com "a equipa de Paulo Bento", criada talvez por uma Imprensa desportiva com sede de sangue. Isto resulta na criacao de 2 campos antagonistas: os que sao a favor de PB e os que sao contra PB. E, obviamente, tal nao e bom para o clube.




A minha analise dos factos e a seguinte:

O "projecto Sporting" evoluiu para colocar o Sporting como a segunda potencia futebolistica nacional. Penso que estaremos todos de acordo se, objectivamente, analisarmos o percurso do nosso clube desde, digamos, 2000. Em 8 anos o Sporting assumiu-se como o 2o clube mais ganhador em Portugal, superado apenas (mas de longe) pelo FCPorto.

Aquilo que urge discutir e o que se pretende a partir daqui. Queremos todos dar o proximo passo e destronar o FCP da sua posicao de lideranca, acho que disso nao pode haver duvidas. Mas a questao reside no "como" e "quando" (sobretudo no "como"). E no avaliar concreto, honesto e objectivo das distancias que nos separam dessa posicao de lider.

E com isto em mente que devemos continuar a apoiar o nosso clube para que atinja os objectivos a que se propos para esta temporada, no futebol, e que estao perfeitamente ao seu alcance independentemente do que sucedeu ontem.

Saudacoes Leoninas!
Petinga

JG disse...

Eu diria que estamos a falar de coisas diferentes.

Uma coisa é estabelecer objectivos realistas percebendo as distancias que nos separam do FCP. Perceber que não podemos de um dia para o outro fazer milagres porque tudo se faz com trabalho e planeamento!

Outra é estabelecer objectivos realistas, mas exigentes, tendo em conta o nosso patamar actual! E exigir empenho para o alcançar desses resultados! E medir o desempenho, percebendo o que aconteceu quando os resultados não são alcançados!

O problema é que relativamente ao nosso papel na Europa não há objectivos ou quando os há são anedóticos! E o que estamos a fazer na Europa vai ter resultados imediatos, desde a participação em torneios até à impossibilidade de entrar numa futura Liga Europeia que penso estar cada vez mais proxima apesar da oposição (e ainda bem) da UEFA!

A ambição não é incompativel com o não alcançar dos resultados que queremos! Mas a falta de ambição, desresponsabilização e procurar desculpas constantes é indesculpavel!

Acha normal que um treinador do sporting vá a uma conferencia de imprensa, com a sala cheia de jornalistas italianos, depois de um jogo da Champions dizer que o nosso objectivo era o 3º lugar e a Taça UEFA? Acha que a Roma era um papão?Acha que o nosso jogo ontem foi minimamente aceitavel e digno? Não é a derrota que está em causa porque perder 3-1 no Nou Camp não é drama nem nada de extraordinario!O que está em causa é a maneira vergonhosa como perdemos!