quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Seleção

Ontem fui a Alvalade e pensei para ver de novo a seleção ao vivo depois de ter assistido em Basileia ao Alemanha-Portugal. Houve algumas coisas parecidas como o jogo de Junho:

- os adversários eram altos, fortes e algo toscos;
- portugal apresentou um bom futebol;
- o guarda redes português não esteve bem, tendo culpa num golo após cruzamento;
- voltámos a não ter força para controlar o jogo do adversário;
- e infelizmente o resultado foi igual : 2-3

Na minha opinião importa, agora mais a frio, observar o que correu mal e recuperar o optimismo pois acho que ontem ficou demonstrado que Portugal é a equipa que melhor futebol pratica.

Ah... e por amor de deus, não vamos cair na asneira de por as culpas no treinador.

5 comentários:

JG disse...

Por acaso não concordo nada com a conclusão do post, desculpa lá, Miguel! Alias, hoje com calma tenciono escrever um post a este respeito...Tive oportunidade de dizer ao Michel, antes dos golos da Dinamarca, que aquelas substituições eram surrealistas! Não me enganei!

Carlos Queiroz antes do jogo com malta dizia que ia ser tudo diferente e que entramos numa nova era! Tenho ainda em casa o Publico de Sabado que guardei porque, infelizmente, já estava a desconfiar que isto ia dar para o torto!

Uma pessoa inteligente percebe que quando se vem de uma era positiva não se deve mexer muito. Deve preservar-se as coisas boas e aos poucos mexer nas que estão menos bem! resistir á tentação de querer mudar depressa de mais!

Infelizmente Queiroz preferiu ceder á tentação de querer agradar á escumalha jornalistica em vez de ser cauteloso e mexer aos poucos! Ontem enquanto a estrutura foi parecida coma de Queiroz a equipa jogou!Depois...foi o que se viu...além disso, 2 jogadores que estão no 11 com Malta, ontem nem para o banco vão? Alias, bem...mas não percebi a sua entrada no 11 antes...e ontem, Maniche parecia completamente desgarrado na equipa!

Alguém tem duvidas que Deco teria saído ontem quando rebentou se Scolari fosse o treinador? Alguem tem duvidas que Bruno alves teria entrado? Alguém tem duvidas que Nani teria continuado em campo ( e provavelmente Simão também teria ficado mais tempo)?

Mexeu-se, tiraram-se os extremos, convidou-se a Dinamarca a saír e pior que isso, entraram 2 jogadores baixos numa altura em que a Dinamarca em desespero ia recorrer ao chuveirinho! Surreal!

Agora, espero que Queiroz pense pela sua cabeça e não pela dos imbecis dos jornalistas desportivos! Ontem, ouvia com espanto que agora tinhamos que ganhar na suécia para nos qualificarmos! Não temos! Não podemos de todo é perder! Isso é que seria um desastre! Temos tempo para recuperar estes pontos, mas na dupla campanha que aí vem, 4 pontos são aceitaveis e servem-nos! 6 seria optimo, mas antes do optimo vem o Bom!

Saí de Alvalade muito lixado ontem, mas nada está perdido!

Zé da Europa disse...

O Queirós errou mas os jogadores também erraram.

Apetece perguntar: E o burro era o Scolari? E o frangueiro era o Ricardo?

MRL disse...

Agora é fácil. O treinador fez duas substituições e logo de seguida o Danny falhou um golo isolado e o N.Gomes falhou um golo também e sofreu a falta do penalti.

A única coisa que se pode criticar é a substituição do Moutinho, que na teoria até seria para segurar a bola no meio campo.

Mas como o Quim sofreu um golo como sofreu, e que há 3 meses atrás, num golo igual todos criticaram o Ricardo e não o Scolari, agora estamos aqui a dizer que o treinador devia ter posto outro jogador.

Fala-se pouco é da qualidade do futebol, que no meu entender, e ao contrário de quase todo a gente, acho que foi excelente e deveu-se, em parte, ao Maniche, que enquanto teve pernas, foi um excelente apoio ao Deco (sem dúvida o melhor) no meio campo.

Leão de Alvalade disse...

A derrota da selecção nacional trouxe-me à memória a velha dialéctica entre o jogar bem e não ganhar e o jogar mal e ganhar. Um tema que ainda recentemente agitou a nação sportinguista após o jogo de Braga.

Foi a hora perfeita para o aparecimento das velhas clivagens. Os órfãos do sargentão, argumentando que nunca perdemos um jogo de qualificação. Os queirosianos atirando para cima da mesa uma exibição de luxo, como há muito não se via. Puro cinismo. Scolari nunca conseguiu fazer a diferença que se esperava de um campeão do mundo e o futebol de ontem é um passaporte para lado nenhum.

As coisas são mais simples do que parecem. A selecção não jogou assim tão bem como isso e por isso perdemos. Tal como em determinados momentos com Scolari, faltou-nos sempre qualquer coisa.

Jogar bem é não só chegar com maior frequência que o adversário à baliza deste. Jogar bem é fazê-lo em todo o campo, nos diversos momentos do jogo, quando se defende, ataca, recupera a bola, o fôlego e se desgasta o adversário. Quem o faz bem ganha ou pelo menos não perde.

Qual a diferença entre esta derrota e a nossa vitória em Braga? Em Braga não brilhamos a atacar mas fomos eficazes e a defender não falhámos. Ganhámos porque jogamos bem? Não. Ganhámos porque fomos melhores do que o adversário. Tal como os magnunsun´s ontem.

Virgílio disse...

Porra ò Miguel!'


Andas cá com uma fezada!!! ;)


Espero que dês mais sorte ao nosso Sporting!!


SL!