segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Memórias de um Sporting-Barcelona

Muitos de voces lembrar-se-ão certamente. Há uns anos, o Barcelona jogou em Alvalade para a Taça UEFA (na altura ainda um troféu muito prestigiado, porque o futebol ainda tinha muito mais de desporto que de negócio). O treinador do Sporting era Manuel José!

O velhinho Alvalade encheu e como sabiam bem aquelas mágicas noites europeias em que entrava com o meu pai para o cativo debaixo da pala e via bem em frente a bancada nova, cheia que nem um ovo!

O jogo foi tremendo. O resultado de Barcelona tinha sido batoteiro, com um golo marcado pelo arbitro (livre directo; a barreira mexe-se; o arbitro apita ainda antes do chuto para mandar repetir; Damas nem se faz á bola; o arbitro vê a bola chutada ir para a baliza e dá golo perante o espanto geral) num jogo em que Pedro Venancio jogou 3 ou 4 dias depois de ser operado num gesto de dedicação inacreditavel (jogou 50 minutos). Mas em Lisboa virámos a eliminatória.

2-0, estavamos apurados! Fernando Mendes tem o 3-0 nos pés, mas egoísta não dá a bola para o lado para (Mário Jorge?) que, com a baliza aberta, só tinha de empurrar sem esforço! Perde-se o 3-0! O Barcelona mexeu e reforçou o lado esquerdo (o Sporting tinha começado o jogo sem lateral direito)! Manuel José mexe e coloca Gabriel em campo! Mexeu bem, fez o que se impunha! Mas teve azar!

A 7 minutos do fim, numa jogada de pura sorte, Roberto atira do meio da rua e faz o 2-1! Elimina-nos e cala o José Alvalade! Numa recente entrevista, este jogador confessou que ficou arrepiado no unico estádio que conseguiu calar por inteiro!

Memórias de outros tempos! Que amanhã sejamos mais felizes! Mais puros não vamos ser porque aquele futebol não regressa nunca mais, nem aquele Sporting! Mas que pelo menos desta vez a sorte seja nossa amiga!

uma nota final: um arbitro frances em Barcelona! Outro arbitro da terra de platini no jogo do FCP! Espero que seja só coincidencia...

5 comentários:

Zé da Europa disse...

Também me lembro bem desses dois confrontos com o Barça. Ainda guardo o bilhete do jogo de Alvalade. Aliás, como todos os jogos a que assisti.

Sai desse jogo em Alvalade a chorar, devido à injustiça da eliminação.

Esperemos que logo tenhamos uma valente alegria!

Tite disse...

Por amor de Deus!!!!
Não se lembrem de invocar coisas tristes numa hora de tanta tensão.
Nestes momentos que antecedem os jogos só gosto de lembrar coisas boas.
Como.... por exemplo o último jogo em que ganhámos 5-3 lembram-se???
É isso mesmo dá cá uma confiança!!!
FORÇA SPORTING ALLEZ!

Virgílio disse...

JG:

Como eu me lembro desse jogo!! E como fico arrepiado com tão gratas recordações!

Poucos anos depois, no início dos anos 90, houve outra eliminatória contra o Real Madrid que foi muito semelhante!

Na 1.ª mão 1 a 0 o para o Real no Barnabéu, com 2 bolas na barra na baliza de Buyo (Oceano e Juskoviak)…

Em Alvalade empatamos a eliminatória cedo, com um golo logo aos 7 minutos de Ricardo Sá Pinto na sua primeira época de leão ao peito... Já não estou certo de termos chegado ao 2 a 0 (pois não me recordo agora do autor do eventual 2.º golo)… Já com o jogo a caminhar para o fim, Figo manda uma bola ao poste (a 3.º da eliminatória) que concretizaria o volte-face definitivo com 3 -0 ou quase com o 2 a 0… Ainda me recordo de mandar um pulo na famosa SUPERIOR SUL do velhinho Alvalade, porque o remate levava a trajectória de golo qd de repente deixei de ver a bola por causa de outro leão q se levantou à minha frente a festejar… Antecipadamente… Induziu-me em erro e qd tornei a olhar para o relvado vejo q a bola não tinha entrado, percebendo imediatamente q tinha batido no poste! Depois chegou o golo do Laudrup que significou o 1 -1 ou 2-1 e estragou a festa…

Como vês não estou bem certo do resultado final… Isto a memória começa a fraquejar… Mas foi também uma eliminatória muito equilibrada contra o outro gigante espanhol em que a sorte nos foi madrasta. Esperemos q hoje esteja do nosso lado!!

FORÇA SPORTING!!

Abraço.

JG disse...

Esse jogo com o Real madrid foi outro para a galeria! Com um final também infeliz!

Laudrup fez o 1-1 e ainda na 1ª parte Oceano fez 2-1. No ultimo minuto Juskowiak atirou a bola ao poste para nosso absoluto desespero!

Mas hoje a sorte vai mudar! Tenho uma fezada! Vamos a eles!

Tite disse...

Até ao intervalo a sorte ainda não mudou.
Tem sido um jogo de nervos...
Não sei o que se passa para os jogadores do Sporting não tentarem interceptar a bola nas linhas de passe.
Irra!!!!
Só falta uma jogada inspirada dum leão para conseguirmos o empate sonhado por PB. Ele lá saberá porquê.
Mais 45 minutos e saberemos o resultado eh!eh!eh!