sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Espero que se tenha aprendido

Venho pela 1ª vez dar opinião sobre o jogo de 4ª feira.

No meu entender o que justifica aquela humilhação é o facto do treinador Paulo Bento ter querido jogar de igual para igual contra o Bayern. Não alterou o seu sistema de jogo e manteve o Rochemback como único médio defensivo. Manteve os dois avançados e ainda justificou a entrade Romagnoli como querendo ter um jogador a jogar entre a defesa e o meio campo alemão.

Eu não faria isto. Acho que temos de nos adaptar aos adversários principalmente quando estes têm jogadores de nível mundial. Mas, antes do jogo começar, esta era uma estratégia que não chocava os adeptos. Todos concordavam que nos deviamos bater de igual para igual. E durante 57 minutos nem correu mal se pensármos na exibição.

De qualquer forma, o que aconteceu é grave, ainda para mais tendo em conta que não é caso único. Para mim perder por 5 com o Bayern deixa-me tão triste como ser eliminado em casa por noruegueses ou turcos.

Falta e sempre faltou ao Sporting um pocuo de categoria nestes momentos. Algo que este treinador não conseguiu ainda transformar na equipa.

E devem imaginar o quanto isto me custou, tendo eu viagem marcada e bilhete para ir ver o jogo em Munique.

Mas como sportinguista que sou, a esperança é a última a morrer. E acredito que amanhã no Dragão vamos ter uma demonstração por parte da equipa que afinal não somos assim tão maus.

Não queria deixar de escrever hoje sobre outro assunto: o horário do jogo contra o fcp e todo o processo que levou à sua marcação é mais um exemplo daquilo que são os dirigentes portugueses, e em particular os do fcp. São uma vergonha para este país! E nem com apitos dourados conseguimos ve-los fora do futebol português. Normalmente, a desonestidade e a falta de carácter compensa. Só não entendo como é que os sócios desse clube aceitam e vão vivendo alegres da vida. Devem gostar de ganhar a qualquer custo. Espero que todos eles (sócios e dirigentes) tenham o que merecem, ficando para o ano fora da UEFA, visto que esperar por justiça cá dentro, é utópico.

4 comentários:

JG disse...

Permite-me discordar so numa coisa, Miguel. Assim que vi a constituição da equipa fiquei logo chocado. e achei logo que não podíamos jogar assim. Aliás, eu e o meu companheiro de bancada passamos a primeira parte toda a acompanhar as movimentações do romagnoli sempre que o sporting perdia a bola. Chegava a ser chocante...

No resto estou de acordo contigo, embora a minha visão seja mais radical, porque acho que além do problema táctico houve um outro, de atitude, de inferiorização que já vinha dos balneários e que começou muito antes de o jogo começar!

MRL disse...

Eu fico sempre chocado quando vejo o Romagnoli no onze. Acho que não é jogador para o Sporting.

Mas repara, a inferiorização seria ainda maior se o Sporting entrasse mais à defesa. O treinador tentou motivar alinhando com a mesma táctica, mostrando que jogamos sempre igual, seja Bayern, seja o Trofense, ou outro qualquer.

JG disse...

Não me parece que tenha sido uma atitude muito inteligente...nestes jogos, a este nível, a inteligencia é importante e os erros pagam-se caro!

Atiramo-nos muito para a frente e aconteceu aquilo que eu tinha escrito no post depois do jogo com o Benfica. Mais um passe suicida cá atrás (desta vez até foi feito por um avançado) e...desta vez era o Bayern. Golo! Já uns minutos antes, uma brincadeira semelhante do moutinho quase acabava mal...

Falta a este equipa acreditar em si propria. Acreditar que tem valor para se bater com os maiores. E isso é uma questão de liderança...

Virgílio disse...

Miguel:

O que a mim me chocou foi o atirar a toalha ao solo aos 57mimutos! e a partir do segundo golo. E, já agora, o desabar sem uma unica voz de comando dentro ou fora do rectangulo de jogo! Incompreensível e inaceitável...

Moutinho é um jogador esforçado mas, definitivamente não é um líder! Não serve para capitanear uma equipa como a do SCP!

Concordo que a primeira parte foi razoável e com pouquinho de sorte até podiamos estar a vencer... mas a segunda foi pura e simplesmente DEPOLRÁVEL... Uma miséria e uma vergonha... Enfim, nunca me tinha sentido tão humilhado como no fim do jogoo de 4.ª feira passada. A azia ainda não me passou. Custa ainda mt sp q me lembro. Talvez uma vitória hoje atenue o q sisnto actualmente, mas não estou certo disso. Só dps, se seconcretizar a conquista dos três pontos é q realmente o saberei...

Abraço! Boa sorte em Munique...