segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Misseis cobardes e sujos disparados de Carnide

Esta noticia constitui uma provocação de muito mau gosto e mostra mais uma vez que entre lampiões e tripeiros, venho o diabo e escolha porque a falta de nível, de principios e de ética é absolutamente a mesma.

Por isso, defendo á muito que o Sporting não deve fazer qualquer tipo de alianças com nenhuma destas 2 associações dirigidas por malfeitores, porque no sim acaba sempre lixado com F grande!

Quando escrevi o post anterior não tinha conhecimento desta noticia, mas agora que a conheço penso que o Presidente do Sporting, mesmo tendo errado (acredito que por ter falado sem pensar nas consequencias) não deve deixar de reagir com firmeza a este ataque cobarde (mais um) vindo dos lados de Carnide!

Lembram-se da agressão após a era Jorge Gonçalves com o assalto aos jogadores do Sporting e depois do ar de anjinhos quando levaram com o troco com Paulo Sousa e Pacheco? Lembram-se de eles terem protestado os nossos jogos todos no caso Oceano, sem terem sequer jogado conosco? Lembra-se de como Oceano foi castigado na vespera do jogo com eles na sequencia desse caso? Lembram-se com as leis foram mudadas em 5 dias para eles receberem 700 mil contos por Pacheco e Paulo Sousa? Lembram-se de como eles eram amiguinhos de Pinto da Costa para receberem esse dinheiro, reconhecendo que quem ditava leis na justiça do nosso futebol era o "Papa"? lembram-se de como Oceano foi castigado com 10 dias de suspensão antes duma final no Jamor como eles por causa de um jogo disputado em Chaves 6 meses antes? Lembram-se de como Sá Pinto foi suspenso preventivamente 2 dias antes dum jogo na Luz por causa do caso Artur Jorge? Eu lembro-me disto tudo...

4 comentários:

Anónimo disse...

Oh meu caro: então no post anterior critica Soares Franco por ter falado sobre algo que em nada interessava o Sporting... agora critica o Benfica por ter feito a mesma crítica que você fez?

Sejamos coerentes, não?

Como benfiquista doente mas não demente, penso que as declarações do porta-voz do Benfica podiam ter sido bem mais "finas". Não é a primeira vez que este senhor fala de formas que não me agradam.

Mas ainda assim, desconfio (como o meu caro também desconfia, vide posta anterior) que de facto existe alguma "amizade" - podemos chamar-lhe outra coisa... uma "conjugação de interesses", se for menos chocante - entre Sporting e Porto, que não posso deixar de lamentar.

O Sporting, a meu ver, não deveria ter as menores relações com o Porto (nem, por extensão, todos os outros clubes "sérios"). Porquê?

Facto: o Porto foi CONDENADO por tentativa de corrupção. Por isto o Porto foi sentenciado com a perda de pontos, com efeitos numa época que nada teve a ver com aquela em que se registaram os factos, que resultou em nenhum impacto para o clube prevaricador (e que interesse tem isto? Bom, tem o interesse de, se a pena tivesse sido aplicada um ano antes, o Sporting teria sido... campeão).

Facto: para além desta condenação, é do domínio público que o Porto incorreu, inúmeras vezes, em comportamentos imorais (que não chegaram a "ilegais", na sua maioria por culpa de erros processuais, vícios na formalização da culpa, prescrições ou... do "sistema", usando as palavras de um ex presidente sportinguista).

Facto: o Porto criou e alimentou uma guerra Norte-Sul, que muito prejudicou o futebol português, concretamente no Centro e Sul do país. E que resultou num clima de tensão permanente entre os adeptos "do Norte" contra os "do Sul", que em nada ajuda ao desenvolvimento do nosso futebol.

Facto: o presidente do Porto está suspenso de funções pela Liga, pelo que qualquer recepção ou comunicação do mesmo a outro clube não pode/deve ter caracter oficial.

Facto: o FCP é o clube que maior sucesso tem tido nos últimos 20 anos. Ou seja, é o adversário a bater, pelo que não deve ser "ajudado" por quem com ele discute títulos (o que não invalida que se tenham relações institucionais cordiais, note-se).


Não digo que este raciocínio leve, por extensão, à criação de uma coligação SCP-SLB... essa teria outros vícios... mas confesso que, pela luz do que são factos, pelos interesses desportivos do futebol português, pela história recente (e porque não, pelo interesse da nossa região), custa-me ver o Sporting manter relações cordiais com o FCP e, por oposição, insistir numa guerra, que se arrasta aos adeptos, contra o SLB.

Já agora... eu, como benfiquista ferrenho, não tenho dúvidas: antes, mil vezes, o Sporting campeão, que os corruptos.

JG disse...

O Sporting não deve de facto ter as menores relações com clubes "sérios"! Por isso mesmo, afasto qualquer ligação aos "corruptos" do norte e aos "xicos espertos" da 2ª circular? Porquê, neste segundo caso? Remeto-o para o ultimo parágrafo do post e relembro ainda o campeonato de 2004/05 (chocante) e os cortes da 2ª circular para obter beneficio ilegitimos com o dinheiro dos nossos impostos. E é melhor nem falarmos por exemplo nos negócios com a EPUL...

Anónimo disse...

Caro JG,
Antes de qualquer outra coisa, que fique claro: respeito toda e qualquer opinião contrária à minha. Não me choca que considere o Benfica um clube pouco "sério". Mas é, para mim, claro que as razões para tal são mais culpas da clubite que qualquer outra coisa.

Seguindo a sua sugestão, fui rever o seu último parágrafo. Fala de casos Oceano, de Jorge Gonçalves, Pacheco, Paulo Sousa... enfim, se vamos andar para trás no tempo, nunca nos entenderemos (é que podemos ir até à primeira década do século XX, quando se registou a PRIMEIRA "traição da segunda circular", protagonizada exactamente pelo... Sporting!).

Já apelidar o campeonato de 2004/2005 de chocante, só se for a chocante inépcia do vosso guarda-redes da altura. Há variadíssima documentação na blogosfera acerca da "tal" época de 2004/2005, que demonstra, jornada a jornada, que o Benfica foi tão beneficiado como prejudicado; que lances polémicos houve, como em todas as épocas (não queria entrar em detalhes para não fugir ao assunto. Remeto-o para o "Vedeta da Bola", que já várias vezes aludiu ao tema).


Enfim, poderá não ter entendido o objectivo do meu comentário. Pensei ter deixado claro que não defendo alianças Benfica-Sporting.
Apenas decidi comentar a sua posta, visto que - como em várias outras situações - continuo a assistir a um ódio dos adeptos Sportinguistas contra o Benfica que considero errado, injusto e pouco inteligente. Enquanto que, em paralelo, vejo a direcção do vosso clube (bem sei que não a defendem) insistir numa estratégia de "simpatia" com o FCP.

Resumindo e concluindo:
1 acho que estava a ir muito bem quando criticou Soares Franco por este ter - estupidamente - feito de porta voz do presidente (suspenso) do FCP. Foi só, de facto, isso que Soares Franco fez.

2 acho que errou ao reagir de forma tão veemente às declarações do "tal" representante do Benfica. "Mísseis cobardes e sujos"?

3 errou ainda mais ao achar que "o nível, princípios e ética" de SLB e FCP são os mesmos. Mais uma vez, fiquemos pelos factos: CONDENADO por corrupção, só há um clube.

JG disse...

Caríssimo,

Não sei o que é o "Vedeta da bola" nem me interessa, mas pelo nome é capaz de ser uma variante do jornal oficioso do Benfica, também conhecido por "A Bola". Voces podem dizer o que quizerem, mas para quem tem memória aquele campeonato ficou marcado. E fica mal a quem ganhou um campeonato daquela maneira vir chamar "corruptos aos outros". De qualquer modo, se se lembra do que disse um tal de LFV no inicio dessa epoca sobre o que era necessário para ganhar campeonatos, tudo o que aconteceu não foi surpresa. alioas remeto-o para um post sobre Luis Guilherme mais acima neste blog, para enquadrar melhor a questão.

Já agora, voce lembra-se de algum arbitro anular um golo de costas para a jogada? E de um arbitro expulsar um jogador de costas para a jogada? Os nomes são Inácio de Almeida e António Costa. Que há em comum entre estes 2 arbitros? Fizeram-no ambos em Benficas-Sporting! Na Luz!

Quanto aos factos citados no post, ostram apenas e só uma coisa. Uma maneira destorcida e cobarde de estar no desporto e na vida. Felizmente não foram cometidos por dirigentes do meu clube! Alguma vez o Sporting ou até "o clube dos corruptos" protestaram jogos do Benfica? Ainda por cima jogos com terceiros...

Quanto ao folhetim dos 700 mil contos, quem tem memória estranha o uso agora do termo "corruptos"! Nessa altura eles eram tão vossos amigos...

Para finalizar, eu não odeio o Benfica. como não odeio o FCP. Fique sabendo que já fui mais de uma vez á Luz ver o sporting com amigos meus do Benfica. já ganhei, já perdi e acabou tudo com umas imperiais bem bebidas no fim dos jogos...

Acho simplesmente que as instituições devem respeitar quem os respeita e quem se norteia por principios de ética. E por isso mesmo, o meu respeito pela instituição Benfica é igual á que tenho pela instituição FCP. Gostava que fosse diferente e espero que no futuro venha a ser diferente até porque isto é um desporto e não uma guerra! Mas só será diferente quando os comportamnetos forem diferentes!