sábado, 7 de fevereiro de 2009

Nova Entrevista de Soares Franco ao Record

Podemos hoje ler mais uma entrevista do Presidente do Sporting ao Record, gentilmente disponibilizada na blogosfera mais uma vez a Norte, o que não posso deixar de assinalar, dando os parabéns ao caríssimo Leão de Alvalade pela qualidade do espaço que construiu, com o apoio também do Leão Transmontano e agora do lmgm e do jvl.

Este deve ser o presidente do Sporting que mais entrevistas deu aos jornais. Melhor dizendo, ao jornal, porque o Record começa a ser quase o seu Porta Voz oficial. Acho que começam a ser entrevistas a mais até porque acabam sempre por bater nas mesmas teclas. Vá lá que desta vez o dramatismo baixou apesar de a chantagem emocional continuar implicita!

De qualquer modo, mesmo com muitas repetições de discurso em relação ao passado recente, acaba por ser uma entrevista interessante. Com alguns factos válidos e incontestaveis e outros que me merecem enormes reservas.

Em relação à situação económico-financeira e ao orçamento para o futebol, vamos lá por as coisas em pratos limpos.

De facto, no consulado de Dias da Cunha, o BCP e o BES passaram quase um ano com uma equipa metida em Alvalade, a tempo inteiro, a olhar para as contas. E chegaram à conclusão que o clube seria viável sob determinadas premissas. Duas delas são bem conhecidas. 17,5 Milhões de orçamento para o futebol e 5 Milhões de mais valias por ano com vendas do passe de jogadores, para abater a divida. Que eu saiba, a participação na Champions não foi considerada até porque nessa altura não existia há uns anos.

Duas coisas mudaram entretanto. Uma delas são os 3 anos de participação consecutiva na Champions com receitas de 7/8 milhões ano. A outra foi a venda do celebre imobiliário que rendeu 49 Milhões e que não estava considerada.

Pelo caminho a média das mais valias na compras/ venda de jogadores foi de 5 Milhões, por ano (vendas: Nani, Ricardo, Custódio e % por Carlos Martins/Danny; compras: Stoikovik, Grimmi, Vukcevik, Izmailov, Postiga, mais os prémios de assinatura de Caneira, Rochenback, Tiui, Derlei).

Resumindo e concluíndo, as contas do Sporting deveriam estar hoje bem mais equilibradas, de acordo com as premissas dos bancos e o Sporting poderia subir o orçamento para 25 Milhões/ ano, participando na champions.Ou seja, para todos aqueles que acham que Soares Franco é um mago das finanças, eu só digo que a matemática é uma ciência exacta. Que não bate com o malabarismo das contas! Se calhar por isso é que as auditorias não são bem vindas. Nem no clube, nem na SAD, porque as feitas pela BDO valem ZERO, como se pode ver pelo que se passou no BPN!

Portanto, a chantagem empregada (embora mais suave desta vez) para tentar forçar a passagem dos VMOCs vale o que vale e certamente não irá surtir efeito! Em vez deste discurso, Filipe Soares Franco deveria explicar porque não baixou o passivo significativamente com a venda do celebre imobiliário e porque continuam as contas a patinar quando o plano negociado com os bancos teve as premissas satisfeitas...

Mago das Finanças? Resultados positivos na gestão financeira? Não me parece mesmo nada...

Para concluir, não me parece que Soares Franco se recandidate, até porque isso colocaria de vez em causa a sua credibilidade depois das afirmações que fez sobre a não recandidatura! E também acho que a não recandidatura é o que melhor serve os interesses do Sporting!

Naturalmente os candidatos vão aparecer e o Sporting prosseguirá o seu caminho, espero eu que sob outras premissas, sendo de vez Sporting CLUBE de Portugal!

1 comentários:

Leão Transmontano disse...

Para quem disse que já não era noticia e tinha saído de cena, esta entrevista não deixa de ser surpreendente. Por vezes interrogo-me se FSF quer mesmo sair de cena ou tudo não passa de uma estratégia não de vaga de fundo mas de vazio presidencial na corrida à presidência. FSF assim não dá espaço aos outros, que teimam em não fazer-se ouvir...