quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Jornal do Sporting é Jornal dos Sportinguistas?

Acabo de ler a resposta do movimento LdV a um artigo publicado no Jornal do Clube.

Confesso que não li o artigo, mas a fazer fé na resposta e mais concretamente nos pontos 2 e 3, aparentemente continua a mistificação sobre a auditoria efectuada pela BDO à SAD que se pretende confundir com uma auditoria efetuada ao universo sportinguista, que nunca aconteceu. E nem sequer vou repisar a questão da entidade auditora e da sua credibilidade...

Pelos vistos, continua também a tentar fazer-se passar a imagem de que o LdV será uma entidade desestabilizadora que até "desestabiliza" as AG!

Enfim, é o velho argumento de quem não é por nós é anti-sportinguista! Chama-se a isto falta de seriedade intelectual!

Mas o mais grave é que se instrumentalize um órgão de comunicação que devia estar ao serviço do clube e dos sportinguistas, sendo agregador e não uma arma de arremesso de quem tem o poder no Clube. Isso é muito grave porque afasta o Jornal dos sportinguistas.

7 comentários:

Leão de Alvalade disse...

JG:
O jornal do Sporting é dos Sportinguistas. Quer dizer, pelo menos de alguns.

Como acompanho na medida das minhas possibilidades a actividade de todas as organizações ligadas ao Sporting, também me apercebi deste imbróglio de mau gosto.

É uma má estratégia, porque com disputas internas distraímo-nos do mais importante, divide-nos o que é mau. O Miguel Roquete tem direito à opinião dele, sem dúvida. Já não me parece que o jornal do Sporting deva promover este tipo de situações.

Anónimo disse...

O Jornal do Sporting é do Sporting e dos Sportinguistas?

E o site do Clube?

É o site do Clube para informação dos Sportinguistas e propaganda do Ideal Sportinguista? Ou é a página de publicidade do Sporting Armazém de retalho?

Quem não está interessado em difundir o Ideal Leonino? Vejo, quase diariamente na TV, visitas de jogadores de clubes nossos adversários a escolas, hospitais, etc. Tantas vezes que como não têm jogadores portugueses suficientes aparecem estrangeiros que mal se fazem entender. Os nossos atletas também vão algumas vezes, mas noticias… nada.

Já que acabaram com tantas modalidades das mais queridas dos portugueses, e que serviam e muito para expandir o Ideal Leonino, pede-se uma politica muito agressiva para dar uma imagem de força do Sporting.

JG disse...

A questão levantada pelo caro amigo 8 relativamente ao site do clube é muito interessante. Alias, também já escrevi sobre isso várias vezes.

Quando entramos no site, aquilo é um relamborio de venda de camisolas, venda de lugares, informação para investidores, etc, etc, etc!

Parece o site da Coca Cola!

Acho que esta gente ainda não percebeu o que nós queremos, o que é o clube para nós. Além da falta de cultura sportinguista, isto é penalizador em termos de marketing porque se implementou uma politica convencional para venda de um produto que podia ser aplicada a sabonetes, detergentes ou automoveis, mas se esqueceu que este "negocio" se baseia noutros principios e tem de ser adaptado a uma realidade muito especifica em que a parte sentimental e afectiva conta mais que tudo o resto!

Quando entramos no site, encontramos tudo menos a informação que queríamos e isso faz com que, em vez de comprar, pura e simplesmente deixemos de ir ao site!

MRG disse...

Caros, deixo aqui o artigo publicado no Jornal Sporting
-----------------
Agentes da Desestabilização

Ficou sem efeito a Assembleia Geral marcada para o dia 25 de Janeiro. O motivo do cancelamento foi determinado pelo facto dos requerentes não terem efectuado o depósito da importância necessária para cobrir as despesas. Após anos de insinuações e de afirmação da indispensabilidade de se realizar uma auditoria às contas do Sporting Clube de Portugal, os atarefados promotores da transparência das contas já auditadas não conseguiram angariar 20 euros a cada requerente para garantir a realização de tão importante reunião. Este destapar de incapacidade é um importante alerta para os sócios do Sporting Clube de Portugal. Devem ter também presente que, nas últimas Assembleias Gerais do Clube, o evoluir dos trabalhos ficaram marcados e perturbados por situações pouco dignas levadas a cabo por um pequeno grupo que já tentou intimidar, que insinua sem fundamentos, que produz afirmações graves sem qualquer prova, que interrompe e arrasta os trabalhos, apenas na lógica do incomodar e, por saturação, afastar os sócios destas reuniões magnas. Este tipo de comportamentos lamentáveis não surge ao acaso mas é previamente planificado. Os objectivos de tais actos vão ficando cada vez mais claros e permitem a análise de que estes críticos estão essencialmente empenhados em tentativas de desestabilização. A critica construtiva e os interesses do Clube não são prioridades. Um outro facto para reforçar esta minha análise é o facto de não apresentarem qualquer projecto, ou esboço, aproveitando o espaço que a comunicação lhes dá para sistematicamente dizer mal do Clube, dos dirigentes e dos jogadores, numa acção prática de denegrir a grandeza, o estatuto a vitalidade do Sporting, funcionando como peças activas nas estratégias com que os nossos adversários e, por vezes, inimigos pretendem vencer-nos ou atrofiar.
Para finalizar, é bom ter presente que, na última Assembleia, que tinha como ordem de trabalho a aprovação dos regulamentos para o Congresso Leonino, não só se manifestaram como votaram contra a proposta para que os presidentes dos Núcleos tivessem lugar por inerência, numa lógica contrária à estratégia dos dirigentes do Sporting, que reconhecem o papel fundamental daqueles na divulgação e formação do sportinguismo activo e empreendedor. Esta posição desfavorável aos Núcleos aponta um caminho contrário aos interesses do Clube, que é o da participação real de todos, independentemente de estarem em Bragança, Castelo Branco ou em Faro.
Miguel Roquette

JG disse...

Confesso que não tinha lido o artigo, aliás como admiti no post.

Depois de o ler (agradeço ao caro MRG a sua disponibilização) fiquei absolutamente siderado e chocado.

Se já me custaria admitir que qualquer jornal "neutro" (ainda há jornais neutros?) cedesse o seu espaço para alguém fazer desfilar assim um chorrilho de mentiras e insinuações torpes e cobardes, ainda me custa mais perceber que o jornal do meu Clube o faça para ataques gratuitos a um Grupo de sportinguistas.

Já vi nascer processos judiciais por muito menos do que o que foi escrito...

JPS disse...

O Miguel Roquette é alguém muito próximo de Miguel Ribeiro Telles, e portanto muito ligado ao actual establishment. Não surpreende por isso o teor do artigo.

Contudo, tanto quanto saiba, o Miguel Roquette não pertence aos corpos sociais do Clube ou da SAD, donde, só se explica o artigo em causa se for um artigo de opinião.

Se for um artigo de opinião, ele deve ser lido enquanto tal e não deve comprometer em nada a posição e isenção do Jornal do Sporting. Naturalmente, esta posição tem de ser confirmada por espaços de opinião atribuídos a outras correntes de pensamento, sob pena de se tornar numa espécie de "jornal do regime".

Nesta matéria, só deve prevalecer como oficial a declaração do Presidente da Mesa da AG, que como se sabe, tem uma visão muito diferente da apresentada por Miguel Roquette.

JG disse...

João pedro,

Plenamente de acordo, mas...deve haver algum cuidado neste tipo de coisas, porque mesmo os artigos de opinião, num jornal como o do Clube, devem ter o cuidado de não ofender sportinguistas e de não criarem fricções internas. Não deve ser esse o papel deste Jornal, que tem particularidades em relação aos demais, que deviam ser tidas em conta na linha editorial!