terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Rui Jordão


Hoje deu-me para a nostalgia! A primeira vez que fui ao velhinho Alvalade tinha 5 anos. O jogo foi um Sporting- V. Setubal. Muitas lembraças ficaram destas três décadas e meia. Do Alvalade dos dias de jogo, dos treinos enquanto esperaca as aulas de ginástica, de ver num desses treinos um senhor chamado Keita atirar uma bola à barra do círculo central do campo, do peão, da construção da bancada nova, de entrar com o meu pai para o lugar dele na lateral debaixo da pala e ver em frente a bancada nova cheia como um ovo nos jogos europeus, dos jogos vistos na bancada nova mais tarde, do regresso á bancada debaixo da pala quando comprei um lugar ao lado do meu pai, da loucura após Vidal Pinheiro no fim do longo jejum e da espera pela equipa num estádio loucamente cheio, da ultima jornada de 79/80 no jogo do título com a U.Leriia com o tartan e bancadas cheios de gente. Tanta coisa...

Lembro-me também de todos os grandes jogadores que vi jogar de leão ao peito.

Meszaros, Ivkovik, Schmeichel, Ricardo.
Artur Correia, Luizinho, Valcx, Naibeth, Marco Aurelio, Bastos, Andre Cruz, Beto, Polga, Leal, Rui Jorge, Inacio, Vuyacik.
Oceano, Peixe, Fraguito, Douglas, Jaime Pacheco, Figo, Balakov, Cherbakov, Amounike, Nani, Moutinho, Silas, Oliveira, Sa Pinto, Lito, Sousa, Quaresma, Izmailov, Vukcevik, Pedro Barbosa, Futre (que crime a sua saída, que podia ter sido evitada...), Mario Jorge, Ducher, Kostov, Negrete.
Keita, Manoel, Acosta, Jardel, Liedson, Iordavov,Nicolae, Juskowiak.

Quatro deles ficaram-me na memória, imortalizados. O velho capitão, Manuel Fernandes, o meu Guarda Redes de referência Victor Damas, o infortunado mas enorme Pedro Venâncio e...o melhor de todos os avançados que já vi jogar...um tal de Rui Jordão. Era preguiçoso, era manhoso, mas era talento puro, classe pura, era enorme!

Vi jogar Rommeniga, vi jogar Kempes (pouco, mas ainda vi), vi jogar Paolo Rossi, vi jogar Linecker e Rush, vi jogar Careca, Ronaldo e Romário, vi jogar Hugo Sanchez, vi jogar Butrageno e Santilhana, vi jogar Van Nistelroy e Van Basten, vi jogar Blokhin, vi jogar Ibraimovik, vi jogar Voller, mas desculpem lá...o melhor era mesmo Jordão. E como a camisola verde e branca lhe ficava bem...

6 comentários:

Leão Transmontano disse...

Este post é enorme...

Caro amigo,

Apesar de provavelmente ser mais novo, também eu vi grande parte desses grandes jogadores em acção e participeinalguns dos momentos referidos em alvalade. Quando vivi em Lisboa acompanhei os ultimos 4 anos do velhinho e os primeiros 3 anos do novo. Não havia final de tarde que não passasse por alvalade para ver um treino, parecia tudo mais familiar. Estive em vidal pinheiro e rumei depois com a equipa a alvalade, uma loucura. Há um momento que na minha vida de Sportinguista jamais esquecerei. O primeiro ocorreu em 1980, tinha eu 6 anos. Foi a primeira vez que fui a alvalade, não em dia de jogo, mas visitar o estádio. Para um miudo que morava a 500 km de Lisboa, podes imaginar o que isso representou. A nostalgia e as memorias são uma virtude do homem e a ponte para novos horizontes.

Rui Jordão era de facto talento puro. O meu grande idolo de sempre foi o Manuel Fernandes. Ele encarna o verdadeiro Sportinguismo. Ele e Rui Jordão formaram a maior dupla de alvalade e por isso estão imortalizados para os Sportinguistas.

Leão de Alvalade disse...

Caro JG:
O Rui Jordão foi o melhor avançado que vi jogar ou pelo menos foi o que mais me marcou.

Foi um dos que vi jogar em Alvalade quando, sem dizer nada a ninguém, tirei o bilhete para um jogo que já nem me lembro bem. Estava de férias em casa de um familiar em Odivelas (perto mas ainda sem o metro)e não consegui resistir à tentação. Vivendo longe, e na minha familia ninguém dá nada pelo futebol, apesar do meu pai ser sportinguista, essa era uma oportunidade a não desperdiçar.

Cheguei tarde e ouvi das boas. Ouvi que é como quem diz, só tinha na cabeça as memórias do jogo e daquele Superior Sul em ebulição. Foi a 1ª vez que fui ao estádio e também de livre iniciativa. Repeti sempre que pude, as férias na capital tinham esse incomparável atractivo. Assisti ainda aos últimos tempos do velhinho pavilhão e com eles ao fim de grande parte da glória do basquete e do hóquei.

Os Sportinguistas que se lembram desses tempos e que olhem para hoje e digam lá se o Sporting não faz falta ao desporto português.

Um grande abraço JG e demais rugidores! Fantástico post!

Virgílio disse...

JG:

É um prazer ler este posto. Do princípio ao fim! Como te invejo a oportunidade de veres todos esses talentos ao vivo e a cores... Muitos deles só os vi na Tv. alguns nem isso... Keita por exemplo. Apesar de nc o ter visto jogar, o nome ficou. Já o Keita tinha saído há anos e ainda o meu Tio Zé falava naquele avançado. Um nome para mim mítico e que ficou-me gravado na memória!

Jordão. Rui Jordão. A gazua negra... Puro killer instinct,. Pura classe! Por incrível que pareça nunca o vi jogar ao vivo. Talvez tb seja por isso que Manuel Fernandes me tenha marcado mt mais... Foi um verdadeiro acontecimento a primeira vez que o vi jogar ao vivo. Um dia destes, com tempo, irei escrever como ocorreu e o que sigificou essa experiência para mim! Mesmo agora, depois de tantos anos, me arrepio ao escrever essa recordação...

Os meus preferidos de sempre (apenas os que vi jogar): Damas, Schmeichel, André Cruz, Luizinho, Balakov, Oceano, Pedro Barbosa, Manuel Fernandes, Jordão (claro), Acosta e Liedson… Izma e Vuk, se por cá se manterem mais tempo e a continuar a jogar como o têm feito, serão, com toda a certeza, os próximos membros da minha lista pessoal!

Apenas um único reparo… Eu tirava o Ricardo dessa lista… De bom tem o nome (do meu avô materno e do meu filho)…

Abraço de Leão!

JG disse...

Um dia destes dedico também um post ao velho capitão Manuel Fernandes. E outro ao Victor Damas, que é uma lenda do Sporting.

Este foi só o primeiro da série...Dedicado a um jogador do outro mundo. Os próximos são dedicados aos que melhor encarnam o Sportinguismo. Aos que deveriam ser as nossas referências!

Alguém ainda tem na memória um golo do Jordão de calcanhar, com a bola no ar, após um centro, contra o FCP em Alvalade? Empatamos esse jogo 3-3, mas foi um golo que me ficou para sempre na mente!

OLeãoRampante disse...

Às vezes sinto-me burro a ver um jogo de futebol. não porque tenha orelhas grandes, não porque seja alimentado a pão de ló, não porque tenha 4 patas, mas sim por estar a ver uma coisa que foge aos contornos da verdade.
É realmente o que tenho sentido ao longo dos anos. E é justamente isto que me está a matar o bicho pelo futebol. No jogo contra o Belenenses, mal o Liedson sofreu o empurrão na área, deixei de ver o jogo...

Mas vou ser objectivo:

Penalties assinalados por empurrões nas últimas jornadas:

-Néné (penalty do Abel...)
-Ti Maria (contra o Braga)
-Farias (Rio Ave)

Só o do Liedson é que não é...

Braga

Inacreditavelmente roubado contra Porto e Benfica, em Alvalade consegue o contrário: falta sobre Vukcevic não assinalada e, no contra ataque, fazem o 2-1. Equipa de arbitragem?? A mesma do jogo da Taça da Liga contra o Rio Ave, do fora de jogo do Vukcevic. É o que sempre disse: a taça da liga serve para isto; serve para se poder lavar a roupinha toda suja!!!Deliberadamente!

Avaliações dos árbitros

Duarte Gomes em Alvalade - não assinala penalty sobre o Izmailov no primeiro minuto e não valida um golo do Postiga em que a bola entra dentro da baliza. Nota? POSITIVA. Pedro Henriques e Pedro Proença levam nota negativa, por um golo não validado e por um penalty não assinalado, respectivamente. Nota? NEGATIVA! Ou seja, podem errar contra o Sporting e até cometerem mais do que um erro, mas, não se preocupem, a nota será sempre positiva.

Outra... (esta já aqui falei)

Olegário Benquerença - Há uns aninhos, quando o bemmerda ganha o campeonato, mostra o 5º amarelo ao Liedson por pontapear a bola com o jogo interrompido. Esta época, David Luíz faz exactamente o mesmo contra o guimarães, com o mesmo árbitro, mas leva apenas.... um aviso.

Onde é que está a merda do critério?

Todos estes factos são apenas uma gota no oceano do que nos últimos 20 anos tem acontecido no futebol português, e é por esta razão, que às vezes sinto-me BURRO E IDIOTA, A OLHAR PARA UM DESPORTO QUE NÃO PASSA DE UMA GRANDE FARSA.

A minha única certeza, é a de que o Sporting existe. Uma instituição com um ano de fundação que não levanta quaisquer suspeitas, ao contrário de outros (aqui está mais um exemplo da farsa desportiva portuguesa...).

Será que, pelo Sporting existir, eu vou continuar a ver jogos de futebol? vamos ver, mas talvez daqui a uns anos já não tenha muita vontade. Pode ser que nos deixem ganhar um campeonato e faça uma vez mais figura de idiota e volte o gosto pelo futebol português...

JG disse...

Caríssimo OLeãoRampante,

A esse respeito remeto-o para os comentários ao post "Misseis sujos e cobardes disparados de Carnide" mais abaixo.

SL