sábado, 28 de fevereiro de 2009

O que espero hoje no Dragão!

O que devemos esperar que aconteça hoje no Dragão? Eu confesso que estou por tudo! Não sei o que esperar desta equipa neste momento. A somar ao espectaculo deprimente de quarta feira, temos um vazio directivo absoluto, uma falta de orientação estratégica gritante (com 12 anos, mas agravada brutalmente nos ultimos 2 meses), uma descrença generalizada e uma brutal confusão em volta da equipa de futebol, onde o treinador é simultaneamente vitima e vilão, mas em que para bem da verdade parece ser o unico dirigente vivo. A indisciplina atingiu nos ultimos tempos foros de surreal e parece que ali cada um faz o que lhe apetece e quando lhe apetece...E só joga se lhe apetecer!

Esperar o quê hoje á noite perante este cenário dantesco que nos oferece por estes dias o Sporting Clube de Portugal? O que eu espero é uma enorme dignidade de todos os jogadores que pisarem hoje o campo e que pelo menos eles respeitem o nome do Sporting, dando uma enorme lição aos dirigentes e até a alguns adeptos.

Uma vitória hoje seria importantíssima para acalmar as hostes e para parar por algum tempo o processo de auto-destruição deste clube. Se eu acredito nisso? Quero acreditar! E, para bem da verdade, até nem seria a primeira vez que aconteciam surpresas agradaveis em momentos dramáticos como este!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Espero que se tenha aprendido

Venho pela 1ª vez dar opinião sobre o jogo de 4ª feira.

No meu entender o que justifica aquela humilhação é o facto do treinador Paulo Bento ter querido jogar de igual para igual contra o Bayern. Não alterou o seu sistema de jogo e manteve o Rochemback como único médio defensivo. Manteve os dois avançados e ainda justificou a entrade Romagnoli como querendo ter um jogador a jogar entre a defesa e o meio campo alemão.

Eu não faria isto. Acho que temos de nos adaptar aos adversários principalmente quando estes têm jogadores de nível mundial. Mas, antes do jogo começar, esta era uma estratégia que não chocava os adeptos. Todos concordavam que nos deviamos bater de igual para igual. E durante 57 minutos nem correu mal se pensármos na exibição.

De qualquer forma, o que aconteceu é grave, ainda para mais tendo em conta que não é caso único. Para mim perder por 5 com o Bayern deixa-me tão triste como ser eliminado em casa por noruegueses ou turcos.

Falta e sempre faltou ao Sporting um pocuo de categoria nestes momentos. Algo que este treinador não conseguiu ainda transformar na equipa.

E devem imaginar o quanto isto me custou, tendo eu viagem marcada e bilhete para ir ver o jogo em Munique.

Mas como sportinguista que sou, a esperança é a última a morrer. E acredito que amanhã no Dragão vamos ter uma demonstração por parte da equipa que afinal não somos assim tão maus.

Não queria deixar de escrever hoje sobre outro assunto: o horário do jogo contra o fcp e todo o processo que levou à sua marcação é mais um exemplo daquilo que são os dirigentes portugueses, e em particular os do fcp. São uma vergonha para este país! E nem com apitos dourados conseguimos ve-los fora do futebol português. Normalmente, a desonestidade e a falta de carácter compensa. Só não entendo como é que os sócios desse clube aceitam e vão vivendo alegres da vida. Devem gostar de ganhar a qualquer custo. Espero que todos eles (sócios e dirigentes) tenham o que merecem, ficando para o ano fora da UEFA, visto que esperar por justiça cá dentro, é utópico.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PEDE DESCULPA, PALHAÇO!


Pelo menos pede desculpa aos sócios e ao clube, Palhaço. Já não peço mais, mas pelo menos peço-te que sejas um homenzinho e percebas as asneiras que fizeste e que fizeste este clube passar por uma das maiores humilhações dos mais de cem anos de existência.
Contigo, o Sporting num ano perdeu todo o prestigio internacional que construiu em décadas de história!
jÁ QUE NÃO CONSEGUES PERCEBER QUE NÃO SE FAZ GESTÃO DE PLANTEL NOS OITAVOS DE FINAL DA PROVA DE CLUBES MAIS IMPORTANTE DO PLANETA, TEM PELO MENOS A HUMILDADE DE RECONHECER OS ERROS!
PEDE DESCULPA, PALHAÇO!
NOTA: Resolvi editar esta mensagem para acrescentar um ponto. Nós, os sócios do sporting vamos fazer o que podermos para empurar esta equipa para o título nacional. Nós continuamos cá. Mas não perdoamos esta humilhação e não a esquecemos... Agora, é hora de se portarem como homenzinhos e pelo menos atenuarem a porcaria que já fizeram. É o mínimo que podem fazer por nós e por este Clube!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

LUTO!


O que me mais me doeu hoje foram os sorrisos e a descontracção de quem saía do estádio quando eu saí, depois do golo do Luca Toni. O quarto do Bayern!
Não culpo os jogadores. Romagnoli não pode, por exemplo, ser culpado por não ser o que não é. Não é culpado de ser posto a jogar num meio campo que se queria fisicamente apto a acompanhar o jogo de uma equipa tão poderoisa do ponto de vista atletico!
Nem os outros jogadores podem ser réus quando um treinador assume que faz gestão do plantel nos oitavos de final da prova mais importante do planeta e grita até á exaustão que atingir os oitavos de final foi uma enorme proeza para o clube pequenino que treina!
O Sporting é um case study para a UEFA! Um Clube que está na Champions a fazer gestão do plantel para as provas importantíssimas em que participa, tipo Taça da Liga...
O Sporting de hoje é o que nós merecemos que seja! É um clube à altura da ambição dos seus adeptos!
E parabéns ao Bayern que é uma grande equipa e não tem culpa de ter jogado contra uma equipa com ambição ao nível do Casa Pia! Porque a Champions foi feita para grandes clubes...
Hoje é o dia mais triste de quase quarenta anos de sportinguismo! Porque acho que o meu Sporting morreu e não me revejo neste Clube que tomou o lugar do meu! Esta é uma noite de infinita tristeza. Não pelo resultado, não por ter perdido, mas porque o sonho do fundador deste clube morreu no pó da estrada!
Estou infinitamente triste! Deixem que hoje fale o meu coração e não a razão...
VERGONHA!!!!!
"En la Copa de Europa hay que remontarse a la temporada 1976-77 para encontrar un 0-5 del Bayern. Fue contra el Kobe BK danés en dieciseisavos." - www.marca.com

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!


terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Que clube mostraremos amanha à Europa ?

Faltam menos de 48 horas para a primeira vez do Sporting nos Oitavos de final da Liga dos Campeões. Segundo o Record, estão vendidos 30 mil bilhetes, ainda muito longe dos 44 mil que estiveram no jogo contra o benfica.

Amanhã o adversário chama-se Bayern Munique. É neste momento uma das melhores equipas europeias e costuma apresentar um futebol de ataque e atractivo, que facilmente agrada os adeptos. A equipa tipo, treinada por Klinsmann é elucidativa : Rensing, Oddo, Lúcio, Van Buyten, Lahm; Zé Roberto, Van Bommel, Schweinsteiger, Ribery; Klose e Luca Toni.

Hoje, e certamente amanhã também, estará um tempo bastante agradável. Sol durante o dia todo e uma temperatura agradável. O frio e a chuva deram tréguas.

Os bilhetes são a partir de 10 euros para sócios e 20 euros para os adeptos. São preços de superior. Se preferiremm algo melhor, pagam 20 e 30 euros respectivamente, para a Lateral. Tendo em conta a importância única deste jogo, não me parecem ser caros.

A hora do jogo, é a obrigatória para um jogo desta competição. Para quem está a trabalhar certamente que obriga a sair um pouco mais cedo para evitar certas confusões. O trânsito perto do estádio não ajuda. Por isso sugiro que se utilize a rede do metro. Esta época deixei de levar o carro para junto do estádio e apanho sempre o metro em Alvalade. É mais rápido, mais fácil e custa apenas 1,60 euros.

Para terminar, lembrar que a equipa mostrou neste último jogo com o Benfica o que o apoio dos adeptos pode influenciar. Retribuiu pela nossa presença uma exibição, uma determinação, uma garra que só nos pode deixar muito satisfeitos e orgulhosos.

Chega de estarmos sempre a exigir dos jogadores e treinadores. Está na hora de exigirmos de nós próprios. O Sporting somos nós e por isso temos de ir a Alvalade amanhã para mostrar à Europa o clube grande que somos!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009



Se a equipa mostrar nos próximos 11 jogos a mesma determinação que mostrou no jogo de sábado.
Se o Liedson continuar a mostrar a sua categoria, que na minha opinião, o faz ser um dos melhores avançados de sempre do Sporting.
Se os sportinguistas aparecerem no estádio como no sábado, influenciando a exibição da equipa e motivando os jogadores.
Se os erros dos árbitros (nunca deixarão de haver) não significarem perda de pontos para o Sporting.
Seremos campeões de certeza.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Juntos Somos Muito Fortes!

Puro masoquismo...contra 14!


Tomem lá bolinhos! E podem-se dar por contentes por não terem sido goleados...fantastica exibição hoje do Sporting, principalmente na segunda parte e um futebol bonito, com momentos até de arte. Dá vontade de perguntar o que custa jogar mais vezes assim...É verdade que o adversario foi algo macio, principalmente no meio campo, mas temos apanhado outros adversarios fraquinhos como este e a qualidade de jogo não sai como saíu hoje!
Mas para quê tanto sofrimento, meus amigos? Que tendencia temos para o masoquismo...falhamos golos atrás de golos e ainda sofremos 2 golos estupidos resultantes de desconcentrações imperdoaveis. Ainda por cima, podíamos ter ficado em vantagem no desempate directo com o Benfica e acabamos em desvantagem. Só espero que isso não faça diferença no fim do campeonato...
Se Liedson tem estado na Madeira e na Trofa como esteve hoje, estavamos em primeiro lugar a par do FCP. Que grande jogo fez ele hoje contra o seu alvo de estimação...Já lhe perdi a conta aos golos que já fez ao Benfica! Depois do jogo de hoje só apetece dizer e desculpem os termos, eu te amo, Liedson! Derlei entrou também bem no jogo, apesar de algumas descordenações aqui e ali e de algum excesso de combatividade que podiam, atendendo a que andava um porco no campo com o apito na boca, dar um segundo amarelo (que estupido foi o primeiro...os jogadores não conhecem as leis do jogo?).
O primeiro golo de Liedson e o golo de Derlei são 2 autenticas joias! O terceiro é uma enorme jogada de Pereirinha. Pena que pelo meio se tenham falhado tamtos golos, que podiam ter dado outra expressão ao resultado!
E o ambiente, amigos? Fantastico, lindo, escaldante...a equipa esteve com o publico e o publico esteve com a equipa...Melhor ainda, não estiveram 50.000, mas quase. Espero que voltem na quarta feira, porque a equipa vai necessitar da segunda dose deste apoio para passar o obstaculo dificil que vai encontrar pela frente.
Quanto aos jogadores, gostei muito da equipa no seu todo! Não vale a pena fazer destaques negativos, até porque ganhamos e quando assim é, ganham todos...Pela positiva, obviamente...Liedson! Mas também o quarteto do meio campo e...Pedro Silva, apesar de ter de melhorar o timing de entrada ás bolas nalgumas situações para não abrir coerredores nas costas em caso de falha. Gostei também muito de Pereirinha, quando entrou.
Um aspecto a rever é a maneira como se trocam algumas bolas cá atrás e por vezes se transformam jogadas de saída para o ataque em perigosíssimos contra ataques dos adversarios. A noção de risco elevado que não deve ser corrido tem de ser passada ao quarteto defensivo e até a Rochenback!
Finalmente, aquela criatura que andou de apito na boca. O que é demais é demais e tudo o que se tem passado nas ultimas 4/5 jornadas deste campeonato ultrapassa todos os limites.... E acho que vai piorar agora que o canalha mor vai liderar a APAF! Amarelos por mostrar, faltas marcadas e ignoradas sempre para o mesmo lado, um penalty claríssimo por marcar depois de uma bela defesa com a mão de um tipo de vermelho, outro potencial penalty que me deixa duvidas na jogada da bola na barra em que primeiro Pereirinha é claramente agarrado pelo braço e depois Liedson é ensanduíchado do outro lado da área...enfim, mais uma bela demonstração da falta de classe, vergonha e principios, da escumalha do apito, bem liderada por esta personagem de hoje que já tantas fez... Gostei também do liner que acompanhou o nosso ataque na primeira parte. Em caso de duvida, era sempre a favor do Benfica. Bom, pelo menos coerência foi coisa que não faltou á criatura...
Gostava ainda de lembrar que o arbitro que não marcou o penalty sobre o Vuk contra o Braga, claríssimo e descarado, tendo ainda mostrado um amarelo ao jogador, é o mesmo que ontem em Paços marcou o penalty sobre o Hulk. Á atenção dos mais distraídos...A continuar assim, Jorge Sousa vai ter uma bela carreira como internacional, na senda dessas personagens lendárias que são Garrido, o aguia de ouro Valente, Antonio Costa e, claro, o nosso amiguinho de hoje!
Para finalizar, tenho pena de só ter podido falar ao telefone com o caro amigo Leão de Alvalade e não termos tido oportunidade de beber uma bejaca antes ou depois do jogo. Mas mais oportunidades não faltarão certamente!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ENCHER ALVALADE


Amanhã, no jogo com o Benfica, todos somos poucos! Na quarta, com o Bayern, o mesmo! Por uns dias, vamos esquecer as nossas divergencias, vamos esquecer as eleições, vamos esquecer as críticas a este ou aquele e vamos empurrar a equipa para os êxitos que todos nós desejamos!
Gostava muito de ver o estádio cheio que nem um ovo, com um ambiente escaldante, a empurrar a equipa para cima do adversario.
Vamos esquecer os assobios e as criticas quando o jogador A ou o jogador B falharem um passe, uma recuperação de bola, um golo e vamos ser muitos milhares com o mesmo objectivo: vitória no campeonato e a passagem aos quartos da Champions!
À equipa pede-se simplesmente esforço, dedicação e devoção, porque só assim se chega á glória. Pede-se muita garra e muito querer! Só isso...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Rui Jordão


Hoje deu-me para a nostalgia! A primeira vez que fui ao velhinho Alvalade tinha 5 anos. O jogo foi um Sporting- V. Setubal. Muitas lembraças ficaram destas três décadas e meia. Do Alvalade dos dias de jogo, dos treinos enquanto esperaca as aulas de ginástica, de ver num desses treinos um senhor chamado Keita atirar uma bola à barra do círculo central do campo, do peão, da construção da bancada nova, de entrar com o meu pai para o lugar dele na lateral debaixo da pala e ver em frente a bancada nova cheia como um ovo nos jogos europeus, dos jogos vistos na bancada nova mais tarde, do regresso á bancada debaixo da pala quando comprei um lugar ao lado do meu pai, da loucura após Vidal Pinheiro no fim do longo jejum e da espera pela equipa num estádio loucamente cheio, da ultima jornada de 79/80 no jogo do título com a U.Leriia com o tartan e bancadas cheios de gente. Tanta coisa...

Lembro-me também de todos os grandes jogadores que vi jogar de leão ao peito.

Meszaros, Ivkovik, Schmeichel, Ricardo.
Artur Correia, Luizinho, Valcx, Naibeth, Marco Aurelio, Bastos, Andre Cruz, Beto, Polga, Leal, Rui Jorge, Inacio, Vuyacik.
Oceano, Peixe, Fraguito, Douglas, Jaime Pacheco, Figo, Balakov, Cherbakov, Amounike, Nani, Moutinho, Silas, Oliveira, Sa Pinto, Lito, Sousa, Quaresma, Izmailov, Vukcevik, Pedro Barbosa, Futre (que crime a sua saída, que podia ter sido evitada...), Mario Jorge, Ducher, Kostov, Negrete.
Keita, Manoel, Acosta, Jardel, Liedson, Iordavov,Nicolae, Juskowiak.

Quatro deles ficaram-me na memória, imortalizados. O velho capitão, Manuel Fernandes, o meu Guarda Redes de referência Victor Damas, o infortunado mas enorme Pedro Venâncio e...o melhor de todos os avançados que já vi jogar...um tal de Rui Jordão. Era preguiçoso, era manhoso, mas era talento puro, classe pura, era enorme!

Vi jogar Rommeniga, vi jogar Kempes (pouco, mas ainda vi), vi jogar Paolo Rossi, vi jogar Linecker e Rush, vi jogar Careca, Ronaldo e Romário, vi jogar Hugo Sanchez, vi jogar Butrageno e Santilhana, vi jogar Van Nistelroy e Van Basten, vi jogar Blokhin, vi jogar Ibraimovik, vi jogar Voller, mas desculpem lá...o melhor era mesmo Jordão. E como a camisola verde e branca lhe ficava bem...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mais tiros nos pés

Se observarmos a metade inferior da tabela classificativa vemos as seguintes equipas:

Amadora 21
Naval 20
Académica 18
Paços 16
Belenenses 15
Trofense 14
Setubal 13
Rio Ave 13

O que têm estas equipas em comum que difere das restantes 8 equipas do topo?
Jogam quase sempre para não sofrer. Jogam um futebol a roçar o miserável. Passam o tempo a queimar tempo e a jogar para o empate. Depois, quando jogam em casa com as equipas do seu campeonato vêm-se em dificuldades porque não tem rotinas de ataque.

Além de essa estratégia ter claramente impacto na classificação, tem uma consequência muito mais grave: O desencanto dos espectadores, quer destes clubes, quer dos outros, que quando vão ao estádio enervam-se com os teatros do costume.

Será que os dirigentes, treinadores e jogadores não entendem que estão a dar cabo do espectáculo que lhes paga o ordenado. Parecem os árbitros, que fazem tudo para prejudicar a sua fonte de rendimento.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Vontade e Felicidade!


Não jogamos melhor no restelo do que na Trofa ou na Madeira, na minha opinião. Mas desta vez, não tivemos a enorme infelicidade que, na minha opinião, nos acompanhou naqueles 2 jogos! Voltamos a falhar muitos golos, mas desta vez, na altura certa, a bola tocada por Vuk entrou e isso deu um enorme moral à equipa para ir atrás da vitória que sem duvida merecia.
Mas muitos golos se estão a falhar, meus amigos... Não é que a equipa esteja a jogar primorosamente, mas mesmo sem brilhar falha golos atrás de golos, o que nos custou 4 pontos perdidos estupidamente nas ultimas 2 deslocações.
Gostei muito de Adrien ontem. Surpreendeu-me pela positiva. Rochenback também não esteve mal, num meio campo mais apoiado, em quie a lentidão do brasileiro passou mais despercebida. Só escusava era de ter dado aquele pontapé na perna do Diakinté, que podia ter tido um custo muito alto para a equipa...Foi um gesto estupido...
Izmailov é um jogador fantastico e às vezes tanto talento parece ser incompreendido pela equipa. Vuk é um jogador de esticões, que resolve, mas continua-lhe a faltar nalgumas situações mais clarividencia na maneira como resolve as jogadas. Muitas vezes tem colegas bem colocados, e não dá por isso, porque se foca demasiado na bola. O treinador devia procurar desenvolver a sua visão periférica.
Gostei do ataque ao longo de todo o jogo e acho que os 4 jogadores que foram sendo utilizados estiveram bem. Liedson até terá sido o que esteve menos feliz!
De qualquer modo, a vitória neste jogo tem um nome: Helder Postiga! Que saltou do banco para resolver!
Nas defesa, Polga continua sem confiança e a complicar e Miguel Veloso também não esteve muito feliz! Gostei de Pedro Silva!
Agora vêm os lampiões e se queremos ser campeões é para ganhar!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Mais números

Segundo uma noticia no jornal Record, a empresa alemã "Sport Markt" elaborou um estudo onde se concluía que em Portugal existem 4,7 milhões de adeptos interessados em futebol que se dividiam assim:

Benfica 2,2 milhões
Porto 1,3 milhões
Sporting 1,1 milhões

Acreditando na qualidade deste estudo, o número de adeptos do nosso clube vem confirmar aquilo que tanto temos discutido. O clube tem perdido adeptos. Sinal disso, outra noticia de hoje dava conta da indignação da administração do Sporting perante a decisão da Centralcer (Sagres) em patrocinar apenas a seleção e o benfica, deixando de apoiar o Sporting. Perante os números acima divulgados, o que se pode dizer?

Concluo dizendo que directa ou indirectamente, somos nós, os sócios, que temos a responsabilidade destes factos.

1º porque fomos nós que elegemos as direcções que puserem o clube como está hoje.
2º porque grande parte dos sócios desresponsabiliza-se face ao que considero serem os seus deveres: presença no estádio, presença nas AG's, promover o aumento da familia sportinguista, utilizar os produtos/serviços do Sporting em deterimento de outros produtos/serviços de outras empresas, etc.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

132 cantos para 1 golo

No jornal Record, vem hoje a estatistica curiosa que coloca o Sporting como a equipa com mais cantos da Liga: 132. Se não estou enganado, marcámos apenas um golo. Tonel contra o Trofense nos primeiros minutos desta Liga.

Já escrevi várias vezes sobre a minha irritação quando vejo a maior parte dos cantos (devem ter sido uns 100) serem muito mal marcados.

Será que há falta de treino especifico? Ou será que os jogadores do Sporting simplesmente não tem os atributos necessários?
Contra o Braga, vi os 11 jogadores adversários dentro da área. Do Sporting, estavam 5, visto que, tirando o Rui Patricio e o marcador do canto, ficavam fora da área o Abel, o Caneira/Veloso, Pereirinha e Moutinho/Rochemback. Lá dentro os centrais Polga e Carriço, Vukcevic, Izmailov e Derlei. Tirando este último, não me lembro de ver os outros marcarem um golo num canto.

Já nem falo dos livres directos (só me lembro do golo contra o Barcelona).
Nem dos constantes "charutos" do Polga para o guarda redes contrário ou para fora.

Por isto, confesso que fico balançado sobre se gosto do Paulo Bento enquanto treinador. Como defensor dos clube e como homem não há a minima dúvida. Nem sequer questiono a estabilidade. Este será um assunto a pensar para a próxima época.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Jornal do Sporting é Jornal dos Sportinguistas?

Acabo de ler a resposta do movimento LdV a um artigo publicado no Jornal do Clube.

Confesso que não li o artigo, mas a fazer fé na resposta e mais concretamente nos pontos 2 e 3, aparentemente continua a mistificação sobre a auditoria efectuada pela BDO à SAD que se pretende confundir com uma auditoria efetuada ao universo sportinguista, que nunca aconteceu. E nem sequer vou repisar a questão da entidade auditora e da sua credibilidade...

Pelos vistos, continua também a tentar fazer-se passar a imagem de que o LdV será uma entidade desestabilizadora que até "desestabiliza" as AG!

Enfim, é o velho argumento de quem não é por nós é anti-sportinguista! Chama-se a isto falta de seriedade intelectual!

Mas o mais grave é que se instrumentalize um órgão de comunicação que devia estar ao serviço do clube e dos sportinguistas, sendo agregador e não uma arma de arremesso de quem tem o poder no Clube. Isso é muito grave porque afasta o Jornal dos sportinguistas.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Game Over?

Mais um regresso cabisbaixo a casa! Nos jogos em Alvalade desta época já é normal, demasiado normal!

De qualquer modo este jogo trouxe uma novidade! Nunca foi tão flagrante a importancia de ter um treinador a sério no banco versus um aprendiz de treinador! O Braga estudou a lição, soube mudar durante o jogo sempre que foi necessário e foi equipa. O Sporting nunca soube bem o que andava ali a fazer, nunca foi equipa e foi de uma fragilidade arrepiante na defesa.

No inicio do jogo, o Braga fazia pressão logo na saída de bola, fechava mais atrás e o resultado eram percas de bola sucessivas em zonas proíbidas e um jogo que nunca saíu. Mais tarde o Sporting até conseguiu ligar mais o jogo, mas a a fragilidade na defesa mantinha-se e a sensação que dava era que o Braga podia marcar a qualquer momento.

E marcou! 3 vezes, mas até podiam ser mais, até porque o Braga soube mudar quando tinha de mudar e ainda se aproveitou de o Sporting ter um jogador a tapar o meio campo que nem correr conseguia a partir de certa altura. Depois do 1-1 tive a esperança que Rochenback saísse, Moutinho recuasse e Romagnoli entrasse. Não aconteceu. Aconteceu isso sim o inevitavel. Com aquele jogador no meio (Rochenback) o Braga entrava como queria...E marcava!

Ainda não vi na TV, mas a falta sobre Vuk parece-me evidente quando há 1-1. Resta saber se dentro ou fora da área. Em vez de a marcar, o arbitro mostra amarelo ao jogador do Sporting! Já no Dragão, perante uma simulação de falta, foi o que foi...Isto também faz toda a diferença, até porque ainda tivemos o anti jogo do Braga, feito perfeitamente à descarada! Como também já começa a ser normal, nos jogos em Alvalade.

De qualquer modo, parabéns ao Braga. Foi a unica equipa que esteve em Alvalade. E também só houve um treinador hoje á noite em Alvalade. Chama-se Jorge Jesus!

Será game over? Espero bem que não, mas muita coisa vai ter de mudar. E São Liedson não pode voltar a lesionar-se...

P.S.: Resolvi editar este post já após a sua publicação, depois de ver as imagens da TV. Confesso que estou bastante revoltado. Primeiro por a jogada de Vukcevik ter sido omitida do resumo do jogo. Depois, porque de facto há falta (fora ou dentro da área?) mas os senhores dos comentários ás arbitragens (o lampião e o outro que era especialista a lixar-nos) não vêm falta nenhuma. Eu diria que é normal. Metam uma camisola vermelha no Vuk e o Cruz dos Santos veria logo um penalty escandaloso! Fiquei ainda com muitas duvidas no 1º golo do Braga. A entrada sobre o Derlei do jogador que marca o golo é bem durinha, mesmo acertando na bola...

Já agora, quanto ao terceiro golo, no estádio e porque estou no enfiamento da jogada, parece-me claramente que a bola entrou. Aí penso que o fiscal de linha terá acertado...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Nova Entrevista de Soares Franco ao Record

Podemos hoje ler mais uma entrevista do Presidente do Sporting ao Record, gentilmente disponibilizada na blogosfera mais uma vez a Norte, o que não posso deixar de assinalar, dando os parabéns ao caríssimo Leão de Alvalade pela qualidade do espaço que construiu, com o apoio também do Leão Transmontano e agora do lmgm e do jvl.

Este deve ser o presidente do Sporting que mais entrevistas deu aos jornais. Melhor dizendo, ao jornal, porque o Record começa a ser quase o seu Porta Voz oficial. Acho que começam a ser entrevistas a mais até porque acabam sempre por bater nas mesmas teclas. Vá lá que desta vez o dramatismo baixou apesar de a chantagem emocional continuar implicita!

De qualquer modo, mesmo com muitas repetições de discurso em relação ao passado recente, acaba por ser uma entrevista interessante. Com alguns factos válidos e incontestaveis e outros que me merecem enormes reservas.

Em relação à situação económico-financeira e ao orçamento para o futebol, vamos lá por as coisas em pratos limpos.

De facto, no consulado de Dias da Cunha, o BCP e o BES passaram quase um ano com uma equipa metida em Alvalade, a tempo inteiro, a olhar para as contas. E chegaram à conclusão que o clube seria viável sob determinadas premissas. Duas delas são bem conhecidas. 17,5 Milhões de orçamento para o futebol e 5 Milhões de mais valias por ano com vendas do passe de jogadores, para abater a divida. Que eu saiba, a participação na Champions não foi considerada até porque nessa altura não existia há uns anos.

Duas coisas mudaram entretanto. Uma delas são os 3 anos de participação consecutiva na Champions com receitas de 7/8 milhões ano. A outra foi a venda do celebre imobiliário que rendeu 49 Milhões e que não estava considerada.

Pelo caminho a média das mais valias na compras/ venda de jogadores foi de 5 Milhões, por ano (vendas: Nani, Ricardo, Custódio e % por Carlos Martins/Danny; compras: Stoikovik, Grimmi, Vukcevik, Izmailov, Postiga, mais os prémios de assinatura de Caneira, Rochenback, Tiui, Derlei).

Resumindo e concluíndo, as contas do Sporting deveriam estar hoje bem mais equilibradas, de acordo com as premissas dos bancos e o Sporting poderia subir o orçamento para 25 Milhões/ ano, participando na champions.Ou seja, para todos aqueles que acham que Soares Franco é um mago das finanças, eu só digo que a matemática é uma ciência exacta. Que não bate com o malabarismo das contas! Se calhar por isso é que as auditorias não são bem vindas. Nem no clube, nem na SAD, porque as feitas pela BDO valem ZERO, como se pode ver pelo que se passou no BPN!

Portanto, a chantagem empregada (embora mais suave desta vez) para tentar forçar a passagem dos VMOCs vale o que vale e certamente não irá surtir efeito! Em vez deste discurso, Filipe Soares Franco deveria explicar porque não baixou o passivo significativamente com a venda do celebre imobiliário e porque continuam as contas a patinar quando o plano negociado com os bancos teve as premissas satisfeitas...

Mago das Finanças? Resultados positivos na gestão financeira? Não me parece mesmo nada...

Para concluir, não me parece que Soares Franco se recandidate, até porque isso colocaria de vez em causa a sua credibilidade depois das afirmações que fez sobre a não recandidatura! E também acho que a não recandidatura é o que melhor serve os interesses do Sporting!

Naturalmente os candidatos vão aparecer e o Sporting prosseguirá o seu caminho, espero eu que sob outras premissas, sendo de vez Sporting CLUBE de Portugal!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

APAF - O Império Contra-Ataca


Lembram-se deste senhor? Eu ajudo!

Chama-se Luis Guilherme. Era o responsável da APAF que decidiu fazer greve aos jogos do Sporting! Era o Presidente do Conselho de Arbitragem no ano em que o Benfica ganhou o seu unico campeonato em 14 anos, nas circunstâncias de que todos nos lembramos.

É este o homem que os arbitros querem ver á frente da APAF agora!

Tempos dificeis nos aguardam, caros amigos!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Quatro!

Hoje ganhámos por 4 mas mais importante que isso, jogámos um futebol de qualidade. Sem aqueles pontapés para a frente, com mais vontade do que é costume, foi fácil. Podem dizer que o Porto tinha os suplentes, mas e depois? Foram 4 na baliza do Porto!

Do Sporting destaque para 4 jogadores: Polga, fortíssimo em quase todo o jogo (não vi bem o lance do golo); Adrien, o melhor jogo que já lhe vi; Vukcevic, a justificar os cânticos da bancada; e Pereirinha, que cresce como jogador de dia para dia.

Pela negativa, as bancadas. Onde andam os Sportinguistas? Desta vez os bilhetes não eram caros. Tudo bem que a hora e o tempo não ajudavam. Mas fomos muito poucos.

Parece que anda tudo à espera que o Sporting seja maior para aparecer. Não será que somos nós que temos de aparecer para o Sporting ser maior?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Crianças...

Após uns dias fora de lisboa regresso aos post. Infelizmente há vários assuntos para escrever. Não bastava o mau resultado contra o Trofense (era tão merecida a vitória) e a lesão do Liedson (vai fazer muita falta), era preciso no inicio desta semana, recebermos mais uma "prenda" do nosso miúdo Miguel Veloso.

Já muito foi escrito aqui sobre este tema, mas agora a indignação aumenta. Dias depois de uma entrevista no jornal do Sporting (na altura já me cheirou a discurso político), o jogador falta a um treino porque não teve o que queria: a transferência para o Bolton.

O rapaz esqueceu-se que:
1- O Sporting é um clube bem maior, com ambições bem mais condizentes com as de um jogador de topo
2- O Bolton da última vez que cá esteve foi das piores equipas que já vi jogar em Alvalade
3- Esta época o seu desempenho não tem justificado este tipo de ambição, sendo um risco tremendo ir para um campeonato onde muitos não se adaptam
4- Os sportinguistas sempre o trataram bem, com o carinho que merece um jogador da formação
5- O clube é o grande responsável por tudo o que ele é como jogador
6- O Sporting está neste momento numa fase decisiva de várias competições, precisando, e muito, que todos estejam concentrados nos desafios que aí vêm

Posto isto, e com esta reacção de criança, fiquei triste e desiludido. Não irei assobiar o jogador, mas não o tratarei mais como um homem digno da camisola do Sporting.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Misseis cobardes e sujos disparados de Carnide

Esta noticia constitui uma provocação de muito mau gosto e mostra mais uma vez que entre lampiões e tripeiros, venho o diabo e escolha porque a falta de nível, de principios e de ética é absolutamente a mesma.

Por isso, defendo á muito que o Sporting não deve fazer qualquer tipo de alianças com nenhuma destas 2 associações dirigidas por malfeitores, porque no sim acaba sempre lixado com F grande!

Quando escrevi o post anterior não tinha conhecimento desta noticia, mas agora que a conheço penso que o Presidente do Sporting, mesmo tendo errado (acredito que por ter falado sem pensar nas consequencias) não deve deixar de reagir com firmeza a este ataque cobarde (mais um) vindo dos lados de Carnide!

Lembram-se da agressão após a era Jorge Gonçalves com o assalto aos jogadores do Sporting e depois do ar de anjinhos quando levaram com o troco com Paulo Sousa e Pacheco? Lembram-se de eles terem protestado os nossos jogos todos no caso Oceano, sem terem sequer jogado conosco? Lembra-se de como Oceano foi castigado na vespera do jogo com eles na sequencia desse caso? Lembram-se com as leis foram mudadas em 5 dias para eles receberem 700 mil contos por Pacheco e Paulo Sousa? Lembram-se de como eles eram amiguinhos de Pinto da Costa para receberem esse dinheiro, reconhecendo que quem ditava leis na justiça do nosso futebol era o "Papa"? lembram-se de como Oceano foi castigado com 10 dias de suspensão antes duma final no Jamor como eles por causa de um jogo disputado em Chaves 6 meses antes? Lembram-se de como Sá Pinto foi suspenso preventivamente 2 dias antes dum jogo na Luz por causa do caso Artur Jorge? Eu lembro-me disto tudo...

Novo Porta Voz do FCP?


Pela boca de Soares Franco ouvimos a noticia de o FCP poder não jogar em Alvalade na quarta feira. Com o argumento de a comparencia poder beneficiar o...Benfica!!!!!!!!!
A questão é: e o que temos nós a ver com isso? Querem jogar, jogam, não querem, não jogam. E anunciam a decisão deles em conferêcia de imprensa em que atacam os terceiros que quizerem.
Prestámo-nos a (mais) um papel muito triste! Agora o nosso Presidente já é o Porta Voz do FCP???????
P.S.: Obviamente o FCP aparecerá em alvalade na quarta feira para jogar. Mesmo que o faça com uma equipa secundária. a rábula triste da expulsão de Fucile prova-o, sem margem para duvidas!