Apetece-me pouco falar sobre a Assembleia Geral de ontem, mas não posso deixar de o fazer. Finalmente o "Projecto Soares/ Franco/ Bettencourt/ Notaveis" passou. Á terceira tentativa (foi preciso mais uma do que quando da venda do Alvalaxia/Visconde de Alvalade/CUF/Holmes Place". É assim a modos como o tratado europeu na Irlanda. Se chumbar, a gente insiste até os vencer pelo cansaço. É um belo exemplo de como se faz o jogo democrático!
Ontem existiu o ruído do costume, 90% das pessoas não faziam a mínima ideia do que se estava a discutir e civismo houve muito pouco. Mas isso infelizmente já é natural. De um lado e de outro (sim, porque queiram ou não a barricada está instalada e veio para ficar, infelizmente para o Clube) o respeito mutuo foi zero!
Quanto ao Relatório e Contas, basta ler as ressalvas da KPMG para se perceber a monstruosidade da coisa. Aconselho a leitura do parecer do auditor externo a quem quizer perceber o documento apresentado. E quanto a esse assunto, estamos conversados! O momento hilariante da noite aconteceu quando o Presidente, em resposta á intervenção do João Mineiro sobre a (não) apresentação de resultados consolidados, perguntou se os queríamos mesmo conhecer. Perante muitos sins e alguns nãos, disse que não havia condições de segurança para os apresentar (????????????????) e sentou-se. Parecia um numero dos Gato Fedorento!
Quanto ao Plano de reestruturação Financeiro, foi apresentado um slide com as propostas levadas á anterior AG, apenas com o texto das mesmas, e isso foi todo o esclarecimento apresentado sobre o que se ia votar! Surreal!
A proposta foi votada favoravelmente por uma plateia que não a conhecia nem fazia ideia daquilo em que estava a votar! Inacreditavel! É esta a democracia, pluralidade e respeito que temos e merecemos! Gostei particularmente de algumas intervenções em que se apelava ao voto sim porque JEB é uma pessoa séria, porque merece respeito e porque teve 90% dos votos na ultima eleição! Acho contudo que faltaram ainda alguns argumentos importantes. Também devíamos votar sim porque JEB tem cabelos brancos, cheira bem da boca, lê todos os dias o Diário Económico, usa bons desodorisantes e toma banho todos os dias!
Qual vai ser a participação accionista do Sporting na SAD daqui a 5 anos, vai ter ou não maioria, vai manter a maioria dos votos (atenção a esta questão, bem levantada pelo Miguel Damas no Sangue Leonino)? Como é que o clube vai ser compensado das mais valias resultantes duma provavel futura venda dos terrenos da academia, agora cedidos a um preço insultuoso? Isso não interessa nada!
Sinto-me triste e desanimado! Tenho dificuldade em rever-me neste Clube e nestes socios que não querem pensar pela sua cabeça, nem exigem nada, tudo dando em troca. Vendemos ontem a nossa alma! Oxalá eu esteja enganado, mas vem-se á cabeça o título de um livro de Gabriel Garcia Marquez "Cronica de Uma Morte Anunciada!
Da minha parte, votei em consciencia, sinto que fiz o que devia e mais não posso fazer! Les jeux sont fait! E acrescento que até poderia votar favoravelmente o plano, tivesse dele tido conhecimento como devia e tendo sido esclarecidas algumas das minhas duvidas. Mas não foi isso que aconteceu...